XXXI CooperaPortos destacou soluções socioambientais para aperfeiçoar práticas do setor portuário


Com o tema “Boas Práticas Socioambientais no Setor Portuário”, o CooperaPortos deste ano debateu os principais desafios e soluções socioambientais para o setor portuário.

O evento, que chega à sua 31ª edição, é uma iniciativa da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) e, neste ano, aconteceu em parceria com a Portos do Paraná, nos dias 21 e 23 de agosto, em Paranaguá (PR).

Esta foi a terceira vez que a Portos do Paraná recebeu o CooperaPortos. A ideia é que, todos os anos, o evento seja realizado em portos brasileiros diferentes, a fim de promover o intercâmbio de conhecimentos e discutir soluções para os desafios enfrentados pelo setor portuário no Brasil.

Agenda ambiental  

O diretor-geral da ANTAQ, Eduardo Nery, afirmou que “o evento é um grande orgulho para a Agência” e completou explicando que “essa é mais uma iniciativa ESG que a ANTAQ lidera nos últimos anos”.

Além disso, ele relembrou as iniciativas da agenda ambiental da Agência, como a entrega do estudo “Diagnóstico de Descarbonização, Infraestrutura e Aplicações do Hidrogênio nos Portos”, feito em parceria com a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ).

O diretor-geral também mencionou o estudo que trata da relação porto-cidade, que está em fase de elaboração com a GIZ; o inventário de emissões de carbono do setor aquaviário, que deve ser entregue em breve; e a evolução do Índice de Desempenho Ambiental (IDA), um projeto que hoje é utilizado pelo Governo Federal, mas que foi construído no âmbito da ANTAQ.

Participação feminina  

Na edição, a superintendente de Desenvolvimento, Sustentabilidade e Inovação da ANTAQ, Cristina Castro, destacou a significativa participação feminina no painel de abertura do evento.

“A presença de mulheres na mesa de abertura mostra que estamos mudando a realidade do setor portuário, promovendo inclusão, acessibilidade e diversidade, o que impulsiona a inovação”, disse a superintendente.

Boas práticas  

Entre os assuntos debatidos ao longo do CooperaPortos estão a sustentabilidade aquaviária, o avanço do Índice de Desempenho Ambiental (IDA), entre outros tópicos de extrema relevância para o setor.

No painel “Evolução do Índice de Desempenho Ambiental (IDA) e do Índice de Gestão das Autoridades Portuárias (IGAP), e a sustentabilidade no setor portuário”, o gerente de Meio Ambiente da ANTAQ, Uirá Cavalcanti, detalhou as revisões que a Agência está fazendo a fim de aperfeiçoar cada vez mais os indicadores do IDA.

O CooperaPortos é uma iniciativa prioritária da agenda ambiental da Agência e objetiva promover o diálogo entre os diversos atores da gestão portuária, possibilitando o debate e a busca de soluções para a atuação dos portos frente aos desafios de sua operação, bem como a troca de experiências e a difusão de boas práticas, além do diálogo interinstitucional.

O evento contou com a presença de representantes dos setores público e privado e ocorreu de forma híbrida.

Anterior Alexandre Silveira destaca a criação de fundo de R$ 6 bilhões de investimentos para combustíveis sustentáveis de aviação e navegação
Próximo Maior programa de incentivo às exportações brasileiras completa um ano com mais de 700 empresas atendidas