Wilson Sons implementa novo sistema de automação de cais no Tecon Rio Grande


Com investimento de R$ 9 milhões, tecnologia agiliza processo de carga e descarga de contêineres

A Wilson Sons, maior operador de logística portuária e marítima do mercado brasileiro, investe R$ 9 milhões no Tecon Rio Grande, em uma nova tecnologia para operação de navios. Em julho deste ano, o terminal passa a contar com uma solução  que utiliza IA (Inteligência Artificial) e tecnologia OCR – Optical Character Recognition (Reconhecimento Óptico de Símbolos, em português) nas operações, semelhante ao já utilizado na operação gate, que foi implementado na operação de navios, no embarque e desembarque de contêineres. 

 

O investimento ratifica a posição do Tecon Rio Grande como o terminal mais automatizado do Brasil, agora contando com os novos benefícios promovidos pela instalação da IA + OCR. Entre os ganhos, estão a identificação e registro automáticos de contêineres e caminhões internos (terminal tractors), deixando de ser necessária a entrada manual de dados, garantindo ainda mais acurácia dos dados e aumentando a produtividade das operações.

 

Outra vantagem é o processamento de dados em tempo real, que promove uma maior precisão das informações, contribuindo para um ganho de produtividade na operação navio. “A solução também captura de forma automática a presença do lacre, labels de carga perigosa, avarias e outras informações relevantes para o processo operacional”, destaca Marília Estima, gerente de sistemas do Tecon Rio Grande.

 

Para a implementação deste sistema, foi estabelecida uma estratégia de instalação por equipamento de cais (guindaste Super Post Panamax), com operação assistida pela equipe de Operações e Sistemas, atuando em eventuais discrepâncias e evitando impactos nas operações do terminal. Este processo foi finalizado em 21 de julho e a automação do cais está em pleno funcionamento. 

 

“Buscamos sempre aperfeiçoar nossa produtividade de forma sustentável e perene. Este é um importante investimento que proporciona eficiência e agilidade, alinhado com as demandas de nossos clientes”, destaca Giovanni Phonlor, diretor de operações do Tecon Rio Grande. 

 

Paulo Bertinetti, diretor-presidente do Tecon Rio Grande, explica que a adoção de tecnologias como esta é fundamental no processo de consolidação do terminal como um hub operacional do Cone Sul. “No momento em que melhoramos processos e implementamos evoluções, avançamos cada vez mais para nos consolidarmos como uma referência na região, sendo a principal e mais qualificada alternativa portuária e logística do Cone Sul para o mundo todo”, observa.

 

A implantação do novo sistema faz parte de uma série de investimentos em tecnologia no Tecon Rio Grande, que recentemente inaugurou o Centro de Operação do Terminal, ação estratégica que cria uma célula de inteligência operacional para, a partir de análise de dados, promover planejamento operacional mais eficiente. A proposta é aumentar a eficiência e a atualização da área de operações, além de favorecer uma governança unificada de todos os sistemas e promover maior produtividade, resultando em uma melhor entrega das operações de pátio e navio. Outra é a criação do Centro de Controle de Manutenção, ferramenta de monitoramento em tempo real dos ativos, utilizando tecnologias como Internet das Coisas e aumentando a visibilidade de dados para a tomada de decisão.

 

O Tecon Rio Grande é a principal via de acesso do Rio Grande do Sul para o Brasil e o mundo, tornando-se, ao longo de seus 27 anos de operação, fundamental para o desenvolvimento econômico do Estado. Atualmente, conta com mais de 3 mil clientes, entre importadores e exportadores, e recebe as principais linhas que escalam o Brasil, oferecendo serviços semanais para todos os trades a partir de 13 clientes armadores. Com localização estratégica, o Tecon Rio Grande tem a capacidade de operar 1,4 milhão de TEU e receber embarcações New Panamax com seus 900 m de cais, produtividade, uso de tecnologia e automação, posicionando o ativo como a melhor alternativa para transbordo do Cone Sul.

 

Sobre a Wilson Sons

A Wilson Sons é o maior operador de logística portuária e marítima do mercado brasileiro, com mais de 186 anos de experiência. A companhia tem abrangência nacional e oferece soluções completas para mais de 5 mil clientes, incluindo armadores, importadores e exportadores, indústria de energia offshore, projetos de energia renovável, setor do agronegócio, além de outros participantes em diversos segmentos da economia. Saiba mais em: wilsonsons.com.br

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Martha Becker Connections 

Daniel Rodrigues| daniel@marthabecker.com.br | (51) 3029-7471 | (51) 99979-0261

Guilherme Ricacheski | guilherme@marthabecker.com.br | (51) 98541-9416

Foto :Divulgação.

Anterior Navios Verdes têm prioridade de atracação nos portos paranaenses
Próximo TCP acumula crescimento recorde de 37% para o primeiro semestre