O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), confirmou presença na Routes Americas 2025, maior feira de aviação civil de passageiros do continente, que acontecerá em Nassau e Paradise Island, nas Bahamas, de 10 a 12 de fevereiro. O objetivo da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, administradora do complexo aeroportuário, é apresentar um pacote especial de incentivos para conquistar novas rotas e parcerias.
A Routes Americas 2025 reunirá centenas de organizações, dentre as quais 85 companhias aéreas, 170 aeroportos, 40 autoridades de turismo e 40 partners da indústria da aviação e de turismo. O evento é dedicado ao desenvolvimento de novos serviços aéreos e reúne o setor para atender, planejar, discutir e negociar voos novos e existentes.
Além de apresentar um pacote especial de incentivos para conquistar novas rotas, a concessionária de Viracopos irá divulgar aos clientes os resultados de estudos específicos relacionados ao desenvolvimento de novos negócios no aeroporto e elaborados por uma empresa internacional de consultoria especializada em aviação.
“Vamos nos reunir com algumas das principais companhias aéreas do mundo para apresentar nossas propostas especiais de incentivos e mostrar tudo o que já foi realizado em Viracopos, nossos planos, projetos, além de fomentar novos negócios. Exibiremos dados e pesquisas que nos colocam entre os melhores destinos da América Latina na opinião de profissionais da área e dos passageiros”, destacou a diretora Comercial de Viracopos, Maria Fan.
O Programa de Incentivo de Viracopos oferece às companhias aéreas nacionais ou estrangeiras, que desejam estabelecer novas rotas internacionais regulares de/para o Aeroporto Internacional de Viracopos, uma ampla gama de opções, com o objetivo de desenvolver e consolidar novas rotas.
O Aeroporto de Viracopos será representado na Routes Americas 2025 pelo Gerente de Negócios de Linhas Aéreas, Sérgio Joau, que já possui diversas reuniões agendadas com empresas do setor e que também participará do IATA AirportIS Forum, que ocorrerá no mesmo local da Routes Americas 2025, no dia 13 de fevereiro.
O IATA AirportIS Forum é uma oportunidade única para profissionais de desenvolvimento de rotas compartilharem conhecimento sobre o uso da inteligência de tráfego de passageiros. Este encontro serve como uma plataforma estratégica para explorar as melhores práticas, promovendo o crescimento e apoiando decisões importantes para aeroportos e destinos em todo o mundo.
Routes Americas 2025
A Routes Americas é considerada o principal evento de aviação do continente americano, reunindo profissionais seniores do setor de companhias aéreas, aeroportos e destinos. Durante os três dias do evento, os participantes terão a oportunidade de realizar reuniões presenciais, participar de um programa abrangente de eventos, aproveitar oportunidades imperdíveis de networking e obter insights exclusivos do setor.
Além disso, o evento apoia o desenvolvimento de estratégias de recuperação, a obtenção de informações exclusivas e a discussão de novas oportunidades de mercado com as pessoas que decidem para onde as aeronaves da região voam, tudo sob o mesmo teto, no único fórum de desenvolvimento de serviços aéreos que une o continente.
Localização
Instalado em um dos mais importantes polos tecnológicos do país, a RMC (Região Metropolitana de Campinas) – que é servida por grandes universidades, rodovias e empresas de tecnologia de ponta –, o Aeroporto Internacional de Viracopos é hoje um dos mais expressivos centros de movimentação de passageiros do país e está localizado a 70 minutos de carro de São Paulo. Em 2024, por exemplo, 12,4 milhões de pessoas embarcaram ou desembarcaram pelo aeroporto.
Viracopos também é uma das principais portas de entrada e saída de mercadorias do país, cercado por rodovias que facilitam o escoamento de produtos pelo interior do Estado de São Paulo, Rio de Janeiro, Baixada Santista, além de diversas regiões do Brasil.
Infraestrutura do Terminal de Carga
O Terminal de Carga (TECA) de Viracopos é um dos mais importantes e movimentados do Brasil e é o maior em carga importada no país. Além de contar com uma ampla e moderna estrutura para movimentação, armazenamento e liberação de cargas, é responsável por movimentar cerca de 1/3 de toda carga aérea que chega ao Brasil.
O Terminal de Carga de Viracopos apresenta uma capacidade operacional de alto rendimento, com soluções customizadas para os clientes. Com uma área total de 90 mil m², o TECA apresenta sistema de monitoramento de segurança, sistema de transelevadores, instalações específicas para cargas vivas e posições estratégicas para aeronaves cargueiras em frente ao terminal.
O TECA também possui uma estrutura dedicada para o segmento de Cadeia Fria, com 3,1 mil m² de área e 11 câmaras frias com antecâmara que garantem a manutenção da temperatura. O aeroporto também possui uma câmara fria de congelados com ponto de ajuste de -18ºC, além de oferecer controle e monitoramento de temperatura 24 horas.