Univali e Portonave inauguram novo espaço de ensino


A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e a Portonave inauguraram um novo espaço de ensino no bloco B3, no campus Professor Edison Villela – Itajaí. O ambiente foi o 12º reestruturado por meio do Programa Parceiro, iniciativa que visa aproximar a universidade do mercado.

O acordo de cooperação técnico-científico entre a Univali e a Portonave contempla, além do espaço físico, o desenvolvimento de projetos conjuntos, a oferta de bolsas de estudo para os colaboradores e dependentes da empresa, bem como descontos em serviços prestados pela Universidade.

A Portonave, localizada em Navegantes, foi o primeiro terminal portuário privado de contêineres do país e hoje, 17 anos depois de inaugurada, é responsável por 12% das movimentações de contêineres cheios no Brasil e 51% no Estado de Santa Catarina. A empresa atua no escoamento da produção das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil e de outros países da América do Sul e no recebimento de cargas de todo o mundo.

“Embora nós estejamos hoje abrindo simbolicamente as portas desta sala dentro da Univali, nós sempre estivemos juntos, pois enxergamos o potencial da universidade no segmento logístico e portuário. Esta proximidade com a Univali é extremamente importante para colocarmos em prática projetos com foco na sustentabilidade e na inovação do nosso mercado. Desta forma, o suporte acadêmico que recebemos da instituição é fundamental para o desenvolvimento de projetos conjuntos e novas perspectivas se abrem a partir deste momento de continuidade da nossa parceria”, afirmou o diretor-superintendente administrativo da Portonave, Osmari de Castilho Ribas.

O espaço foi desenvolvido com o propósito de integrar múltiplos ambientes de forma funcional. O mobiliário foi projetado para oferecer flexibilidade e versatilidade com detalhes que remetem ao universo logístico e portuário. O ambiente externo é composto por bancos que simulam diferentes tipos e tamanhos de containers.

O reitor da Univali, professor Valdir Cechinel Filho, enfatizou que a relação universidade/empresa é uma prática consolidada em países desenvolvidos e que vem sendo replicada no Brasil, trazendo excelentes resultados.

“Desde 2018, a Univali aposta nesse modelo de parceria e hoje, com muita alegria, inauguramos a 12ª sala reestruturada por uma empresa que é reconhecida pela excelência de suas atividades no setor portuário, engajada com atitudes sustentáveis e conhecida pelo incentivo ao desenvolvimento profissional de seus mais de 1.200 colaboradores. Como universidade comunitária devemos e queremos estar próximos do setor privado e de instituições interessadas em construir projetos que ajudem a impulsionar o ensino, a pesquisa, a extensão e a inovação”.

Durante a solenidade de inauguração, a Univali entregou para a Portonave o projeto Risco Climático e Medidas de Adaptação para as Infraestruturas Portuárias, desenvolvido por pesquisadores e técnicos da Escola Politécnica e do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA).

O estudo oferece subsídios para que a Portonave integre suas ações à agenda da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), atendendo às demandas de análise de risco e adaptação às mudanças climáticas alinhadas às projeções do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC).

“Esta parceria técnica representa um marco em inovação e compromisso com o futuro, colocando a Portonave em posição de destaque no cenário nacional e internacional, ao adotar medidas concretas para enfrentar os riscos climáticos e garantir operações portuárias com excelência, segurança e sustentabilidade. Com a entrega deste documento, reforçamos o papel da Univali como referência no desenvolvimento de pesquisas aplicadas às mudanças climáticas, bem como o seu compromisso com a geração de conhecimento técnico e científico em prol da agenda 2030 das Nações Unidas”, enfatizou o coordenador do PPGCTA, professor Marcus Polette.

 

Anterior Em relatório publicado pela ATP, o Porto Itapoá foi o grande destaque por seu desempenho em ranking ambiental da Antaq
Próximo Política do Governo Federal para portos garante capacidade para ampliação do comércio exterior