Ultracargo e Dislub iniciam operação de bunker no Porto de Suape


A modalidade de abastecimento otimiza as atividades portuárias e estimula a competitividade do 6º atracadouro público com maior movimentação de carga do Brasil

A Ultracargo, provedora de soluções logísticas integradas e maior empresa independente de armazenagem de granéis líquidos do Brasil, e a Dislub, do grupo GDE – Grupo Dislub Equador, fecharam parceria para realizar operações de bunker (óleo combustível marítimo) no Porto de Suape, localizado na Região Metropolitana do Recife (PE), que já estão em funcionamento. 

O novo serviço confere vantagem mercadológica para companhias do setor marítimo, pois com a nova modalidade de abastecimento o peso disponível nas embarcações para carregar o combustível passa agora a ser contabilizado para transportar mais mercadorias, reduzindo custos e otimizando viagens. Dessa forma, o serviço de bunker estimula a competitividade do atracadouro pernambucano e do Nordeste, beneficiando a cadeia envolvida no negócio, das companhias do setor marítimo e de logística até o consumidor final.

São quatro tanques com capacidade para 10 mil m3 cada um, totalizando 40 mil m3 de armazenagem do combustível disponibilizado pela Ultracargo. O produto é bombeado a partir do terminal da Ultracargo localizado no Porto de Suape para uma barcaça no Píer de Granéis Líquidos (PGL) 1. Após essa etapa, está apta a fazer o abastecimento ao lado do navio. 

A operação de bunker foi anunciada, na manhã desta sexta-feira (30), durante solenidade no Centro Administrativo de Suape, que contou com a presença de representantes da Ultracargo (Helano Pereira Gomes, vice-presidente-executivo; Fernando Dihel, diretor-executivo de Negócios; e Marlos Tavares, diretor-executivo Comercial); da Dislub (Humberto Carrilho, acionista; Leonardo Cerquinho, diretor de Desenvolvimento de Negócios; e Antonio Barbará, head de Combustíveis Marítimos); da estatal portuária (Marcio Guiot, diretor-presidente do porto), além de outros diretores da empresa, de autoridades públicas do setor e de stakeholders do mercado portuário.

“A parceria firmada com a Dislub certamente contribuirá para o posicionamento estratégico de Suape no mercado nacional. Além disso, o novo negócio reflete nosso compromisso com a inovação e a excelência operacional, pilares fundamentais para o crescimento sustentável da empresa, e com os nossos planos de diversificar a oferta de serviços, beneficiando o potencial competitivo do Brasil”, ressalta Helano Pereira, vice-presidente-executivo da Ultracargo. 

Para Leonardo Cerquinho, da Dislub, o serviço chega para preencher uma lacuna. “Por conta da localização e do perfil concentrador de cargas, o Porto de Suape tem demanda natural por bunker e a nova operação vai preencher esse espaço, atendendo às necessidades do mercado com qualidade e eficiência, e fortalecendo nossa presença no setor”, afirma.

Já Marcio Guiot, titular de Suape, considera a operação de bunker mais um atrativo para reforçar o posicionamento do porto como concentrador e distribuidor de cargas do Nordeste e do Norte do país.  “Esperamos a atração de novos clientes e empresas, o que resultará na geração de novos empregos e na consolidação do nosso porto como hub logístico de referência no Brasil.” 

Sobre a Ultracargo

A Ultracargo é uma empresa de soluções logísticas integradas que movimenta combustíveis, biocombustíveis, químicos, petroquímicos e óleos vegetais. Com mais de 1 milhão de metros cúbicos de capacidade estática, a empresa dispõe de terminais de granéis líquidos em quatro regiões brasileiras e está conectada aos modais rodoviário, ferroviário, hidroviário e dutoviário. 

 

Os terminais da Ultracargo estão localizados em Rondonópolis (MT) e nos Portos de Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Aratu (BA), Suape (PE), Itaqui (MA) e Vila do Conde (PA). A empresa detém ainda 50% de participação na Opla, que opera um terminal de etanol em Paulínia (SP).

 

A Ultracargo que soma quase 60 anos de história e faz parte do Ultra, um dos maiores grupos empresariais brasileiros, com posição de liderança entre as empresas independentes de armazenagem de granéis líquidos do país. Para conhecer melhor a Ultracargo, acesse o site.

Sobre a Dislub

O Grupo Dislub Equador é a sexta maior distribuidora de combustíveis do Brasil, operando nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Tem cerca de 450 postos de combustíveis embarcados com as suas marcas e opera terminais portuários e bases terrestres que somam cerca de 150 mil metros cúbicos.

Pioneiro no desenvolvimento de infraestrutura de terminais de líquidos na região Norte e na comercialização de combustíveis fósseis com redução de emissão de carbono no Brasil, por meio dos combustíveis DuraMais, o grupo mantém perfil inovador ao iniciar essa nova operação no Porto de Suape.

Sobre o Porto de Suape

Fundado há 45 anos e exemplo de crescimento sustentável, o Complexo Industrial Portuário de Suape é um dos maiores polos de desenvolvimento do Nordeste e do Brasil, atraindo grandes empreendimentos em suas cadeias produtivas. Situado a 40 quilômetros do Recife, está instalado em uma área de 17,3 mil hectares, dos quais 59% estão inseridos na Zona de Preservação Ecológica (ZPEC). Soma investimentos privados de 74,5 bilhões de reais desde a sua inauguração, com mais de 80 empresas em funcionamento, que geram mais de 20 mil postos de trabalho.

É o sexto atracadouro público brasileiro em operação de carga, sendo líder nacional no transporte de cabotagem e de granéis líquidos, além de ocupar a primeira posição na movimentação de contêineres na região. O hub de veículos do atracadouro é o maior do Norte/Nordeste, e, entre exportação e importação, movimentou 80.647 automóveis, de marcas e modelos diversos, em 2023. No ano passado, Suape somou 23.982.296 milhões de toneladas. O porto tem localização estratégica e infraestrutura moderna, características que proporcionam mais celeridade nas operações, que funcionam 24 horas nos 365 dias do ano.

Anterior Transporte aéreo de cargas cresce no Oriente Médio
Próximo Estudo de caracterização dos pontos de atracação de travessia é aprovado pela diretoria