Suape sedia encontro para debater descarbonização do setor portuário


Com variada programação, 1º evento da Aliança para Descarbonização dos Portos será realizado nos dias 18 e 19 de novembro, no auditório do centro administrativo da estatal

É preciso discutir sobre a descarbonização do setor portuário. O ramo de transporte marítimo desempenha papel fundamental no comércio global e é uma fonte significativa de emissões de gases de efeito estufa (GEE), com cerca de 3% do total mundial, segundo a Organização Marítima Internacional (IMO), que estabeleceu metas para reverter esse quadro. O objetivo da IMO é reduzir essas emissões gradativamente até alcançar o emissões líquidas zero em 2050. 

O 1º Encontro Anual da Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos (ABDP) reunirá especialistas, gestores, formuladores de políticas e outros stakeholders relevantes para debater sobre esse importante tema da descarbonização, nos dias 18 e 19 de novembro, no centro administrativo do Complexo Industrial Portuário de Suape, localizado em Ipojuca, em Pernambuco. 

Com as inscrições presenciais encerradas e a transmissão online gratuita, o evento terá diversos painéis temáticos, um demoday com apresentações de soluções e um encontro de CEOs para os executivos do setor discutirem soluções práticas para a descarbonização portuária. A programação detalhada do evento pode ser conferida no seguinte linK: www.encontro2024alianca.com. Para acompanhar a transmissão online gratuita, acesse o www.youtube.com/@descarbonizacaoportos. 

O painel do Grupo de Trabalho (GT) Regulatório abordará um tema essencial para o futuro da sustentabilidade: as regulamentações da IMO para a redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE). Luciana Suman, CEO da MarMec Engenharia, Consultoria e Treinamento, e Eduardo Mota, diretor de Relações Institucionais da FS Fueling Sustainability, apresentarão conceitos valiosos sobre as regulamentações internacionais e os caminhos para reduzir as emissões nos portos brasileiros. A mediação será realizada por Gabriela Costa, diretora da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP).

“Queremos transformar as diretrizes da descarbonização de portos em ações concretas. Assim, o encontro responde às demandas urgentes de mitigação climática e contribui para a construção de um futuro portuário resiliente, competitivo e alinhado com os princípios da sustentabilidade global”, afirma Luane Lemos, coordenadora geral da ABDP.

No evento, também haverá a entrega do Selo Pró-Clima em reconhecimento aos portos membros da aliança que estão na vanguarda da sustentabilidade, demonstrando compromisso com a redução de emissões e práticas ambientais responsáveis. Nove empresas vão ser premiadas.

O diretor-presidente do Complexo de Suape, Marcio Guiot, comenta que é uma honra para a estatal pernambucana sediar o primeiro encontro da aliança e que o porto já deu a largada para a descarbonização com o programa Suape Carbono Neutro 2038. “Além da atração de novos empreendimentos com foco na pesquisa e produção de energias renováveis, a exemplo da instalação da primeira fábrica de e-metanol do Brasil no complexo – do grupo European Energy, já temos parte das instalações portuárias alimentada por energia renovável e a frota de veículos movida a biocombustíveis”, revela o gestor.

SOBRE A ALIANÇA

É uma iniciativa brasileira que reúne portos de todo o mundo com o objetivo de reduzir as emissões de carbono e promover práticas sustentáveis. A Aliança facilita a troca de conhecimento e tecnologia, além de fomentar a implementação de soluções inovadoras para descarbonizar as operações portuárias. Atualmente, fazem parte da Aliança 55 membros, entre terminais, empresas, associações e startup.

SOBRE SUAPE

Fundado há 46 anos, no Litoral Sul de Pernambuco, entre os municípios de Ipojuca e Cabo de Santos Agostinho, o Complexo Industrial Portuário de Suape é considerado uma das locomotivas do desenvolvimento econômico de Pernambuco e do Nordeste, atraindo importantes empreendimento. Situado a apenas 40 quilômetros da capital, está instalado em uma área de 17,3 mil hectares, dos quais 59% estão inseridos na Zona de Preservação Ecológica. O complexo soma investimentos privados de R$ 74,5 bilhões desde a sua inauguração, com mais de 80 empresas em funcionamento, que geram mais de 20 mil postos de trabalho.

Anterior How to make an internet Gambling enterprise bc game download android The full Book!
Próximo Leaked explicit videos seems to inform you a couple of men sex in the Senate lois kitzen onlyfans leaks hearing room