Suape lança aplicativo para reforçar conexão com as mais de 80 empresas do complexo


Ferramenta foi desenvolvida para integrar as mais de 80 corporações instaladas no território da estatal pernambucana

Em um esforço para modernizar a comunicação e aprimorar a gestão do complexo industrial portuário pernambucano, foi lançado, nesta quinta-feira (10/4), o aplicativo Suape Conecta. Desenvolvida para integrar as mais de 80 empresas do território, a ferramenta oferece acesso exclusivo aos executivos, com disponibilização de várias funcionalidades como chat interativo e divulgação de eventos, além de ser um canal direto entre a gestão e as indústrias.

A divulgação do App aconteceu durante o evento Suape Conecta 2025.1, dedicado à inovação tecnológica e à transformação digital, voltado exclusivamente para as empresas da região. O encontro, que destacou a importância de processos mais eficientes e sustentáveis, reuniu especialistas da área em um painel especial sobre inovação com a participação de Fellipe Sabat, representante do Porto Digital, e de Rafael Pelli, da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

No encontro, foram apresentados, ainda, os principais insights do censo realizado com os empreendimentos e as ações estratégicas de Suape para a gestão industrial, proporcionando uma visão aprofundada sobre o desenvolvimento e o futuro do complexo, onde estão instaladas mais de 80 empresas e trabalham mais de 20 mil pessoas.

“Mostramos os dados mais relevantes coletados no censo, com devolutivas e proposição de ações para aumentar a confiança dos empresários e promover a valorização dos polos industriais. Com o Suape Conecta, reafirmamos nosso compromisso com a modernização e a sustentabilidade, gerando valor para as empresas que já estão em Suape e criando mais um diferencial para aquelas que buscam se instalar no território. Trata-se de um recurso digital essencial para o avanço contínuo da região.”, explica o diretor-presidente da estatal portuária, Marcio Guiot.

De acordo com Rafaela Miranda, gerente do Território Industrial de Suape, o censo teve adesão histórica e contou com a participação de 93% das empresas instaladas na região. “Com essa radiografia, vamos poder atuar com mais assertividade, estabelecendo parcerias com as corporações para equacionar gargalos, apoiar iniciativas de sustentabilidade e inovação, entre outras ações que resultem em melhorias para todos os envolvidos”, salientou.

Durante o evento, foi divulgada a edição 2025 do Hackaton Porto de Suape, programa que reunirá desenvolvedores, designers, empreendedores e entusiastas da tecnologia para criar soluções inovadoras voltadas para o complexo. Num ambiente estimulante, no qual a criatividade e a tecnologia se unem, participantes atuam em equipes com a finalidade de desenvolver protótipos e propostas que possam ser implementadas em Suape. O encontro acontecerá em julho próximo.

Anterior Logistique 2025 vem para atender um mercado em constante renovação
Próximo Concessão da hidrovia no Rio Paraguai reduzirá riscos ambientais e emissão de gases de efeito estufa