Sindiadubos realizou 18ª edição do Simpósio NPK


Cerca de 1 mil profissionais do setor de fertilizantes do Brasil, participaram da 18ª. edição do Simpósio NPK, realizada pelo Sindiadubos Paraná, na última quinta-feira (24). O evento, que aconteceu na Federação das Indústrias do Estado do Paraná – FIEP,  contou com palestras e projeções para o setor. Este ano, o evento abordou temas como os impactos da reforma tributária sobre o agronegócio brasileiro e as perspectivas do segmento de fertilizantes no cenário nacional e mundial.

O presidente da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, o Deputado Federal Tião Medeiros, disse que a Reforma Tributária que está tramitando no Congresso Federal trará muitas vantagens para o setor do agronegócio, como a simplificação do sistema tributário e a legalidade os setores que hoje trabalham à margem da lei. “Nossa proposta é substituir 27 mil legislações tributárias existentes no país, que cada município e estado tem, hoje,  suas próprias legislações, substituindo  para a criação de três impostos únicos: a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), com a finalidade de substituir as contribuições de PIS, Cofins e o IPI, o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que vai unificar o ICMS e o ISS, além do no Imposto Seletivo (IS).  A ideia é simplificar o sistema tributário brasileiro para evitar distorções presentes no regime atual”, ressalta.

Durante o Simpósio, o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Federal Pedro Lupion também destacou a importância da Reforma Tributária para o setor agrícola. “Graças à Bancada Ruralista conseguimos avançar em muitos temas em Brasília, como o impedimento da entrada de insumos agropecuários, inclusive fertilizantes, no Imposto Seletivo (IS), prevendo uma redução de 60% dos impostos para esses itens, desde que estejam registrados no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAP)”.

Na palestra, Inovação e Mercados no Agronegócio,  o consultor em agronegócio e professor da USP e FGVP, Dr. Marcos Fava Neves, conhecido no setor como Doutor Agro, enfatizou que o Brasil está consolidando cada vez mais a sua liderança como fornecedor sustentável de alimentos. “Quanto ao mercado de grãos, apesar do produtor ter sofrido muito nos últimos anos, com subida e quedas repentinas de preços, devido a pandemia, guerras, problemas com seca, frete, estima-se pela previsibilidade do mercado. O resultado é o preço que está”, destaca.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná – FIEP, Edson José de Vasconcelos disse que o estado ocupa um espaço fundamental no agronegócio, tanto nacional como mundial. “Quase 40 % da nossa produção industrial vem da agroindústria e como instituição queremos fomentar cada vez mais o setor. Estamos indo ao encontro do produtor para entender o que a indústria precisa, como infraestrutura, energia, desburocratização, mão de obra qualificada e tecnologias para desenvolver uma política industrial bem definida em nosso estado”, disse.

“O Simpósio bateu recorde esse ano, tanto de inscrições como de patrocínios e isso nos coloca num patamar de um dos maiores eventos do setor no Brasil. Nossa agricultura é uma potência e vem numa crescente significativa. O setor de fertilizantes apresenta 46 milhões de toneladas de entrega e logo chegará a 50 milhões”, destacou o presidente do Sindiadubos, Aluísio Texeira.

O evento também contou com a presença do presidente do Conselho da ANDA, Eduardo de Souza Monteiro, Diretor Executivo da ANDA, Ricardo Tortorella e o diretor Executivo da AMA Brasil, Antonino Gomes.

O Simpósio é o maior evento presencial de fertilizantes do país e reuniu uma ampla gama de participantes, incluindo importadores, fabricantes, distribuidores de fertilizantes, produtores de aditivos, fornecedores de insumos, e outras partes interessadas no agronegócio.

Nesse ano, estiveram presentes os patrocinadores: Amart Services – Consultoria e Agenciamento Marítimo, Copadubo Transportes e Logística, Grupo FTS PAR, Harbor Operadora Portuária, Master Operações Portuárias, NAQ Global Química Fertilizantes, Nutrimilho Alimentos, OCP Fertilizantes, Packem Têxtil, Rocha Terminais Portuários e Logística, SET PORT Logísitica, UNI-Z Operações Portuárias, Wilhelmsen Port Services, Wilson Sons Shipping Services, Z – Port Operadores Portuários.

Sobre o Sindiadubos

Representante oficial de mais de 200 empresas – entre associadas e não associadas – o Sindicato da Indústria de Adubos e Corretivos Agrícolas no Estado do Paraná – SINDIADUBOS-PR, foi reconhecido pelo Ministério do Trabalho nos termos da carta sindical datada de 16 de junho de 1987.  Constituído para fins de estudo, informação, coordenação, proteção e representação legal da categoria econômica da indústria de adubos e corretivos agrícolas, com o objetivo prioritário de promover a defesa de seus legítimos interesses, na base territorial do Estado do Paraná, e com o intuito de colaboração com os poderes públicos e com as demais associações de classe e de profissionais, no sentido da solidariedade social e do desenvolvimento da capacidade produtiva do setor. Entre os vários serviços oferecidos às empresas associadas, destacam-se a assessoria jurídica, técnica e trabalhista e a divulgação de informações e dados de mercado relacionados ao setor.

Anterior Relatório prévio da Reforma Tributária acata doze emendas do Senador Beto Martins
Próximo ANTAQ apresenta estudo sobre descarbonização nos portos nesta quinta-feira (31)