As companhias aéreas Royal Air Maroc, do Marrocos, e Gol, do Brasil, anunciaram nesta quinta-feira (21) a celebração de um acordo de codeshare ou compartilhamento de voos. A empresa marroquina suspendeu seus voos diretos ao Brasil em 2020, durante a pandemia de covid-19, mas anunciou a retomada da rota entre o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, e Casablanca a partir do próximo 7 de dezembro, quando o acordo de codeshare com a Gol passa também a valer.
De acordo com nota divulgada, os clientes da Royal Air Maroc terão à disposição conexão em Guarulhos para destinos em todo o Brasil. A Gol, por sua vez, venderá conexões para mais de 20 destinos na África operados pela companhia do Marrocos, além de para outras cidades locais como Marrakech, Agadir, Tânger, Fez, Oujda, Nador, Ouarzazate, Laâyoune, Errachadia e Dakhla, a partir de Casablanca.
Segundo a nota, o acordo permite que ambas as companhias comercializem trechos incorporando os destinos do parceiro, aumentando a rede e a força de vendas. As companhias informam que para os passageiros essa parceria permite um conjunto de vantagens, como mais opções de tarifas, aquisição de bilhete único na moeda local, garantia de proteção nos voos de ligação, maior facilidade na reserva de voo, check-in e despacho único de bagagem para viagens em conexão, além de mais destinos.
A Royal Air Maroc passará a ter, a partir de 7 de dezembro, três frequências semanais ligando Guarulhos a Casablanca, às terças-feiras, sextas-feiras e domingos. Também serão três frequências com origem em Casablanca e destino a Guarulhos, nas segundas-feiras, quintas-feiras e sábados. O voo será em aeronaves Dreamliner 788, que têm 18 assentos na Business Class e 256 assentos na classe econômica.
“Estamos extremamente satisfeitos por contribuir com o fortalecimento das relações entre o Brasil e Marrocos”, disse o CEO da Gol, Celso Ferrer, no material divulgado, ao comentar a cooperação entre as empresas. O presidente e CEO da Royal Air Maroc, Abdelhamid Addou, disse que a parceria é um passo significativo no atendimento à crescente demanda nos mercados africano e latino-americano.
Gol e Royal Air Maroc
A GOL é a principal companhia aérea do Brasil e parte do Grupo Abra, estabelecida como empresa de mais baixo custo unitário na América Latina. A empresa opera uma frota padronizada de 138 aeronaves Boeing 737. Já a Royal Air Maroc, uma liderança na África, possui frota jovem com cerca de 50 aviões e liga os principais aeroportos do Marrocos a mais de 90 aeroportos em todo o mundo.