Projetos de concessão das hidrovias dos rios Paraguai e Lagoa Mirim são discutidos na missão Mercosul


Desde o início da semana, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) realiza a missão Mercosul, que promoveu diálogos e troca de experiências sobre o setor hidroviário e portuário com países como a Argentina e o Uruguai

A comitiva da Agência contou com a participação do diretor-geral, Eduardo Nery, o diretor Alber Vasconcelos e servidores da Superintendência Especial de Estudos e Projetos Hidroviários e da assessoria de Relações Internacionais.

Na última quinta-feira (15), Nery falou sobre a ligação direta entre o desenvolvimento dos países do Mercosul e as concessões hidroviárias durante o painel, em que esteve presente, do Mercosul Export, promovido pelo Brasil Export, que tratou do desenvolvimento do transporte aquaviário de cargas entre os países do Mercosul.

“Não há dúvidas de que um dos projetos de infraestrutura mais integradores que temos em andamento na Agência é o da hidrovia do Rio Paraguai. O empreendimento vai beneficiar cinco países e fazer com que uma via de transporte de carga possa ser utilizada de maneira eficiente e operacional”, destacou o diretor-geral.

Por sua vez, o diretor Alber Vasconcelos, pontuou que o projeto de concessão da Hidrovia de Lagoa Mirim vai permitir que haja uma programação para os períodos de seca evitando que a via fique inoperante. “Com a concessão, será possível ter manutenção de dragagem que vai permitir a trafegabilidade no período de seca”, disse.

Ele também destacou no Painel “As potencialidades de tecnologias aplicadas à navegação fluvial e marítima”, que aconteceu na sexta-feira (16), o compromisso da ANTAQ com a sustentabilidade e com o aperfeiçoamento dos levantamentos de dados do setor a fim de subsidiar políticas públicas mais estratégicas.

Uruguai

Na quarta-feira (14), durante a visita ao Porto de Montevideo, no Uruguai, os representantes da ANTAQ conheceram a operação de transbordo de minério de ferro na estação flutuante da LHG Mining.

No Uruguai, os membros da ANTAQ também se reuniram com representantes da Administração Nacional de Portos (ANP), com o vice-presidente do país em exercício, o Capitão de Mar e Guerra (R), Daniel Loureiro, e o embaixador do Uruguai no Brasil, Guillermo Valles.

Além disso, foi feita uma visita ao Terminal Cuenca del Plata e uma reunião com o ministro interino das Relações Exteriores do Uruguai, Nicolás Albertoni, para tratar da concessão das hidrovias do Rio Paraná e de Lagoa Mirim, dois projetos prioritários para a Agência.

Os servidores da casa estiveram ainda no I Fórum Fluvial Sul-Americano, que visa a criação de um espaço de diálogo, cooperação e ação focado na gestão integrada e sustentável dos recursos hídricos e dos sistemas fluviais na América do Sul.

Argentina 

Na etapa argentina da missão, na segunda-feira (12), a comitiva foi recebida pelo embaixador do Brasil na Argentina, Julio Bitelli, e pelo ministro conselheiro da embaixada, Mauricio Fávero, a fim de alinhar os principais pontos sobre a exploração e o desenvolvimento da Hidrovia do Rio Paraguai.

Pela tarde, para debater o mesmo tema, os representantes da ANTAQ conversaram com empresas de navegação e agentes governamentais para o encontro “Hidrovia Paraná-Paraguai: um Corredor Estratégico para a Integração Regional”. Na reunião, o diretor-geral, Eduardo Nery, apresentou o que está sendo elaborado pela Agência para o projeto da hidrovia, pensando na melhor forma de desenvolvimento do Rio Paraguai.

Na terça-feira (13), o grupo foi até o Porto de Dock Sud e visitou as instalações do EXOLGAN, do Grupo ITL, onde conferiu as operações realizadas pelo terminal de contêineres. Na sequência, a comitiva reuniu-se com a presidente do Consórcio de Gestão do Porto de Dock Sud, Carla Monrabal, e demais representantes da sua equipe.

Anterior Parceria entre ENGIE e Portonave reconhece iniciativas educacionais inovadoras e inclusivas de Navegantes
Próximo Porto de Santos impedirá atracação de navios que não cumprirem norma de controle de água de lastro