Portos do Paraná e de Santos assinam carta de intenções


Assinatura ocorreu durante visita da autoridade portuária santista em Paranaguá

Os dois maiores portos do Brasil assinaram, nesta quinta-feira (11), uma carta de intenções com o objetivo de desenvolver acordos de cooperação técnica mútua. O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, o presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, e o secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Alex Sandro de Ávila assinaram o documento durante uma visita técnica no pátio de triagem do Porto de Paranaguá.

“É uma carta de intenção entre os dois portos para que possamos trabalhar para aprimorar a nossa classificação, dando a garantia ao exportador que aqui é um porto seguro. Um exemplo são as práticas de classificação do pátio de triagem, que serão trabalhadas de uma forma conjunta para encontrar as melhores soluções”, pontuou Garcia.

Para o presidente da Autoridade Portuária de Santos, a proposta é fazer justamente com que as equipes técnicas troquem as suas experiências. “A ideia é copiarmos e aprendermos, em conjunto com o Porto de Paranaguá, aquilo que Paranaguá já enfrentou, principalmente sobre modelagem jurídica, realização de leilões, impugnações – tudo pensando na maior eficiência para que entregarmos os resultados esperados pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa”, explicou Pomini.

“Nós, como Secretaria de Portos e sendo os gestores do sistema portuário nacional, vemos essa iniciativa como uma excelente ação conjunta e temos certeza que esse tipo de agenda só tem a proporcionar excelentes resultados”, destacou o secretário Ávila.

Excelência em gestão portuária paranaense

De acordo com Pomini, a excelência em gestão dos portos paranaenses foi o que motivou a visita da comitiva do Porto de Santos ao Porto de Paranaguá nesta quinta-feira (11).

“Os números falam por si, além das premiações e o reconhecimento da excelência da gestão atual da Portos do Paraná. O Porto de Santos, movimenta 174 milhões de toneladas, 30% da corrente comercial passa por ali, mas a nossa ideia é copiarmos a boa gestão de Paranaguá para implementarmos no Porto de Santos. Se nós tivermos eficiência com esse potencial que se apresenta, pode ter certeza que esses números serão outros daqui há alguns anos”, declarou o Pomini.

Atualmente, a Portos do Paraná é quatro vezes campeã consecutiva em melhor gestão portuária brasileira de acordo com o governo federal. “É de extrema importância esta parceria entre Santos e Paranaguá, pois podemos fazer esta troca de conhecimento e experiências que engrandecem as boas práticas portuárias e nos auxiliam a oferecer serviços eficientes e de excelência”, afirmou Garcia.

Na quarta-feira (10), uma parte da comitiva já estava em Paranaguá e teve acesso aos resultados de operação e engenharia paranaense, além da infraestrutura da Portos do Paraná durante uma visita ao cais do Porto de Paranaguá. Já nesta quinta-feira (11), o grupo participou de uma visita marítima, um sobrevoo de helicóptero na área portuária e acompanhou apresentações sobre gestão de contratos e convênio de delegação.

Além do diretor-presidente, também recepcionaram os visitantes o diretor de Engenharia e Manutenção, Victor Kengo; o diretor jurídico, Marcus Freitas; o diretor de Meio Ambiente, João Paulo Santana; o diretor de Operações, Gabriel Vieira; gerentes e coordenadores de diversos setores da Portos do Paraná.

Além do presidente da autoridade portuária santista, fizeram parte da comitiva do Porto de Santos o diretor de Operações, Beto Mendes, o gerente de Relações Institucionais, Guilherme Fernandes de Souza, o assessor do diretor de Desenvolvimento de Negócios e Regulação, Luiz Henrique Garcia, e o gerente de Planejamento Estratégico, Rodrigo Tommasi Marinho.

Anterior Setor portuário registra crescimento de 10% no primeiro bimestre
Próximo Nova Ferroeste: oportunidade verde para investidor