Durante a 7ª edição do Prêmio ANTAQ, nesta terça-feira (26), em Brasília, o Programa de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) foi homenageado em primeiro lugar em Gênero e Diversidade entre os portos de todo país. A nova categoria, criada pela Agência, destaca a importância de valorizar as empresas que executaram ações relativas à igualdade de gênero, à redução das desigualdades, à promoção da diversidade e à inclusão de minorias no ambiente de trabalho. A Companhia busca aumentar a participação de mulheres no setor, assim como oferecer oportunidades para pessoas com deficiência.
Entre 2022 e 2024, a contratação de mulheres na empresa cresceu em 32%. A Portonave também registrou o crescimento de 100% de mulheres na gestão, entre 2022 e 2023. No ano passado, a taxa do retorno da licença-maternidade das profissionais da Companhia foi de 90%, sendo que o índice foi de 100% nos anos de 2021 e 2022. Esses resultados evidenciam o impacto das ações do Programa de DEI.
Os esforços para aumentar a diversidade iniciaram há alguns anos, com treinamentos realizados entre os profissionais, especialmente gestores e do departamento de Recursos Humanos. Desde 2019, o Terminal possui o Programa de Apoio à Maternidade, responsável pelo acompanhamento do retorno da licença-maternidade. Em 2022, a Portonave realizou um censo de diversidade e inclusão internamente, com intuito de avaliar a composição demográfica, como gênero, raça, orientação sexual e pessoas com deficiência, o que foi essencial para nortear as iniciativas.
Cerca de 17% do total de vagas no setor aquaviário brasileiro é ocupado por mulheres, segundo a ANTAQ. Em 2022 e 2023, por meio do “Porto Para Elas”, a Portonave capacitou 70 alunas no segmento. No ano passado, a edição foi exclusiva para mulheres negras. Desde então, a empresa busca de forma ativa a contratação de mulheres, principalmente nas áreas operacionais, como manutenção mecânica, elétrica e predial, e também a capacitação de mulheres em cargos de liderança.
Neste ano, a Companhia apresentou o Guia de Enfrentamento ao Assédio no Setor Aquaviário, desenvolvido pela ANTAQ e o Ministério de Portos e Aeroporto (MPor), às profissionais, com o objetivo de abordar os tipos de assédio, como enfrentá-los e demonstrar os canais e a rede de apoio interna que a Portonave possui para um ambiente de trabalho seguro.
Além do foco em mulheres, a Portonave também está comprometida com a inserção de pessoas com deficiência. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2022, apenas 26% das pessoas com deficiência estavam empregadas. Para oferecer oportunidades no mercado de trabalho, em 2023, o Terminal ofereceu um curso de massoterapia e reflexologia podal para pessoas com deficiência visual. Em parceria com o Instituto Minoru Nagahashi, nove alunos se formaram e cinco foram contratados como massoterapeutas pelo Terminal. Eles atendem os profissionais da empresa, com objetivo de oferecer bem-estar para suas atividades do dia a dia.
Sobre a Portonave
Primeiro terminal portuário privado de contêineres do país, a empresa está localizada em Navegantes, no Litoral Norte de Santa Catarina, e iniciou as operações há 17 anos. Atualmente, emprega 1,2 mil profissionais diretos e 5,5 mil indiretos. A Companhia já movimentou 1 milhão de TEUs (medida equivalente a um contêiner de 20 pés), de janeiro a outubro deste ano, e é responsável por 12% das movimentações de contêineres cheios no Brasil e 51% no Estado, segundo o Datamar, consultoria especializada no modal marítimo. Segundo a ANTAQ, a Portonave é o terminal mais eficiente na produtividade de navio, com média de 119 Movimentos por Hora (MPH).
Sobre a ANTAQ
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) é uma autarquia responsável pela regulamentação, controle tarifário, estudo e desenvolvimento do transporte aquaviário no país. Há nove anos, a Agência criou o Prêmio ANTAQ, com o objetivo de reconhecer e estimular as melhores práticas no setor. Na edição deste ano, 45 empresas foram reconhecidas em seis categorias: Gênero e Diversidade, Desempenho Ambiental (IDA), Iniciativas Inovadoras, Artigos Técnico-Científicos, Conformidade Regulatória e Pesquisa de Satisfação dos Usuários.