Portonave está entre as melhores empresas para se trabalhar em Santa Catarina, segundo o GPTW


O Terminal Portuário, localizado no Litoral Norte catarinense, no município de Navegantes, é destaque no ranking do Great Place to Work (GPTW), divulgado nesta quinta-feira (5), em Florianópolis. A empresa conquistou o 10° lugar entre as melhores do Estado na categoria grande porte – a partir de 1 mil profissionais – e está em um grupo seleto de companhias engajadas com o ambiente de trabalho e qualidade de vida das pessoas. Ao todo, cerca de 400 empresas participaram e somente 60 foram classificadas em pequeno, médio e grande porte. O GPTW avaliou o clima organizacional e as boas práticas por meio de cinco pilares: Confiança, Eficácia da Liderança, Inovação, Maximização do Potencial dos Colaboradores e Valores.

De forma constante, a Portonave realiza ações e programas internos destinados à valorização das pessoas. Investir no desenvolvimento contínuo dos profissionais é essencial para manter a excelência nas atividades, assim como gerar novas oportunidades. Atualmente, 1,2 mil profissionais trabalham na Companhia, que possui um programa de subsídio à educação continuada de 80% para cursos profissionalizantes, graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e idiomas. Atualmente, cerca de 35% dos profissionais possuem ensino superior completo. Além disso, também oferece capacitações no segmento portuário, como o Programa de Desenvolvimento Portuário (PDP), Programa de Excelência Operacional e o Programa de Movimentação.

Comprometida com a qualidade de vida das pessoas, a Companhia possui um programa de saúde e bem-estar, que realiza uma série de ações ao longo do ano, como acompanhamentos com nutricionista, incentivo às práticas esportivas, jogos internos, equipe de corrida e o programa de massoterapia, em que massoterapeutas atendem os profissionais diariamente nas dependências da Portonave. Esses massoterapeutas foram capacitados pelo Terminal em uma turma exclusiva para pessoas com deficiência visual.

A Portonave também desenvolve iniciativas para um ambiente mais diverso, inclusivo e inovador, com o foco em mulheres e pessoas com deficiência. Para aumentar a representatividade feminina no setor, realiza a busca ativa por mulheres, principalmente nas áreas operacionais. Em 2022 e 2023, realizou o Porto para Elas, programa de capacitação exclusivo para mulheres no setor. Além disso, há cinco anos, o Programa de Apoio à Maternidade é realizado para acompanhar o retorno das profissionais da licença-maternidade. No ano passado, a taxa do retorno da licença-maternidade das profissionais foi de 90%.

Em prol da segurança, a empresa realiza iniciativas para reforçar a importância desse princípio e do cuidado ativo. O Programa Vidas busca fortalecer a cultura de segurança e evidencia que as vidas são o que mais importa. Esse programa, como as demais ações, envolve todas as camadas hierárquicas, desde a base até a alta gestão. Diariamente, os profissionais realizam os Diálogos Diários de Segurança (DDS) para reforçar atitudes seguras dentro e fora da empresa. Como um diferencial, o Terminal também oferece ocasionalmente treinamentos de direção defensiva para motociclistas.

As iniciativas da Companhia também abrangem a comunidade, com o objetivo de oferecer oportunidades locais e possibilitar a redução das desigualdades sociais. Alinhada às práticas ESG (Meio Ambiente, Social e Governança, em português), a Portonave possui pilares que norteiam suas ações: Pessoas a bordo, Soluções Inteligentes e Legado Duradouro. Somente no primeiro semestre deste ano, mais de 20 ações e projetos sociais foram apoiados e realizados pelo Instituto Portonave.

Benefícios de destaque
• Subsídio de 80% para educação continuada;
• Oportunidades de capacitação no segmento portuário;
• Espaço de convivência com refeitório, sala de jogos e espaço de descanso;
• Programa de saúde e bem-estar;
• Condições especiais de licença-maternidade (6 meses) e licença-paternidade (20 dias) – Empresa Cidadã;
• Auxílio-creche para filhos de até cinco anos;
• Convênio com academias, escolas e restaurantes;
• Participação nos lucros e resultados (PLR);
• Plano de saúde e odontológico aos profissionais e dependentes;
• Vale-alimentação.

 

Anterior Reforma deve elevar carga tributária do setor portuário para mais de 26% e impactar a competitividade
Próximo FIESC defende porto de Itajaí municipal