O Porto Itapoá, no litoral norte de Santa Catarina, acaba de anunciar ao mercado um novo investimento de R$ 500 milhões em sua nova fase do projeto de expansão. O plano inclui a ampliação da área de operações e a compra de novos equipamentos, como guindastes e portêineres, que aumentarão a capacidade do terminal.
A previsão é de que as obras dessa etapa sejam concluídas até 2025. As novidades foram apresentadas no Itapoá Day, evento para clientes e trade de Itajaí, econhecido por concentrar boa parte do setor logístico do Estado. A meta é alcançar o patamar do maior e mais eficiente terminal portuário da América do Sul até 2033.
O Porto Itapoá vem se destacando pela inovação e pelos investimentos em infraestrutura, facilities, equipamentos e tecnologias que o posicionam como o terminal privado de contêineres que mais cresce no Brasil por dois anos consecutivos.
Com esse novo aporte, o total de investimentos no Porto Itapoá soma R$ 3 bilhões. A expansão acompanha o crescimento da demanda de mercado, que, segundo previsões do mercado, deve aumentar de 8,6 milhões de TEUs (unidade de medid de contêineres) para 15 milhões até 2040.
Apesar das vantagens competitivas, como a área disponível para expansão e o acesso aquaviário, o Porto Itapoá ainda enfrenta desafios em relação ao tamanho dos navios que pode receber. Recentemente, o porto obteve uma licença ambiental que permitirá o aumento do limite para embarcações maiores, mas melhorias nos acessos rodoviários também serão necessárias para atender à crescente demanda de transporte de contêineres.