Empresas credenciadas pela Autoridade Portuária de Santos (APS) realizaram 799 tratamentos fitossanitários – processo popularmente conhecido por fumigação – para o controle de pragas agrícolas em 2024.
As ações, realizadas em porões de navios, contêineres e paletes, representam um aumento de 3% em relação a 2023, quando foram registrados 777 tratamentos.
O trabalho, coordenado pela Gerência de Saúde e Segurança do Trabalho (Geset), é fundamental para prevenir a entrada e disseminação de pragas agrícolas, além de garantir o atendimento a padrões internacionais exigidos por mercados importantes, como a China. Este país foi o principal destino dos grãos tratados, correspondendo a 35% dos navios que passaram pelo tratamento. Vietnã (9%) e Indonésia (7%), ocupam as posições seguintes. As principais cargas tratadas foram soja (48,5%), milho (32,5%) e farelo de soja (18,8%).
Do total, 664 dos serviços de fumigação foram realizados nos porões das embarcações, somando mais de 42,5 milhões de toneladas de mercadorias tratadas.
Segurança ambiental
O Porto de Santos conta com 18 empresas credenciadas e habilitadas para realizar o tratamento fitossanitário de forma eficiente, segura e com respeito ao meio ambiente.
Em 2023, eram 15 empresas. A APS iniciou o credenciamento para realizar o serviço no 4º trimestre de 2022, ano que registrou 159 tratamentos.
Graças à exigência de relatórios trimestrais a serem enviados pelas empresas, é possível acompanhar as principais estatísticas e indicadores dos serviços no relatório de fumigação. Clique aqui para acessar os dados completos.