Porto de Santos é pioneiro na adoção de plataforma que amplia a segurança das operações


A Autoridade Portuária de Santos (APS) participou, nesta terça-feira (11), do lançamento de um novo aplicativo para reforçar a segurança dos portos brasileiros. O complexo santista será pioneiro da implantação da tecnologia, apresentada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) em evento no Parque Tecnológico da cidade.

A nova plataforma, batizada de Oi-BR substituirá o atual aplicativo Oi-Cepai, centralizando e modernizando o registro de ocorrências de segurança e proteção nos portos. O sistema compila informações e consolida dados para orientar a tomada de decisões estratégicas tanto nas ações de segurança operacional (safety) quanto nas de proteção portuária (security).

Para o gerente de Segurança do Trabalho da APS, Ernesto Henriques da Costa Jr., que participou do desenvolvimento da plataforma, o sistema trará mais assertividade à atuação da empresa. “Quando agregamos inteligência às ações de monitoramento e segurança, nós conseguimos dimensionar melhor os acidentes e evitar alarmes falsos, direcionando melhor os esforços da Autoridade Portuária”, comenta. 

Eduardo Nery Machado, presidente da Antaq – a agência nacional responsável por regular e fiscalizar os serviços aquaviários -, explicou que “a solução vai permitir o compartilhamento e a integração de informações, ajudando os atores envolvidos na operação portuária a darem respostas mais céleres a eventuais incidentes. Com dados estruturados, torna-se mais fácil entender os problemas e corrigir as causas, e não os sintomas”, completou.  

Inovação

A partir da experiência inicial nos portos de Santos e São Sebastião, no âmbito da Comissão Estadual de Prevenção de Acidentes e Incidentes do Complexo Portuário de Santos e São Sebastião (Cepai-SP), a Antaq pretende expandir a utilização do OiBR para as demais instalações do país. De acordo com Ernesto, a definição do Porto de Santos para o lançamento da tecnologia consolida a liderança do complexo no setor nacional.

“O Porto de Santos, pela sua importância e dimensões, é pioneiro em todas as novas experiências de logística, segurança e demais áreas da operação portuária. Não apenas o Brasil, mas o mundo se inspira na experiência de Santos e a APS trabalha para continuar contribuindo para o desenvolvimento do setor em todo o país”, registra o gestor.

Além do gerente de Segurança do Trabalho, acompanhado de integrantes da Guarda Portuária, o membro do Conselho de Administração da APS, Adilson Luiz Gonçalves, participou do evento de lançamento. 

 

Anterior Portos do Paraná realizará dois leilões no dia 30 de abril
Próximo ApexBrasil impulsiona sinergia entre setores público e privado para avanço do acordo UE-Mercosul