Os melhores aeroportos e companhias brasileiras recebem reconhecimento do Ministério de Portos e Aeroportos


O Ministério de Portos e Aeroportos, por meio da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), realizou nesta quinta-feira (25) a entrega do prêmio “Aviação + Brasil 2024”, para estimular a melhoria na prestação de serviços de aeroportos brasileiros.

Realizada desde 2015, a premiação visa reconhecer os resultados alcançados na Pesquisa de Satisfação dos Passageiros conduzida pela SAC ao longo do ano de 2023 em 61 aeroportos do Brasil.

Silvio Costa Filho reforçou o papel essencial das empresas aéreas para a economia do País. “O Prêmio Aviação + Brasil 2024 representa uma homenagem ao papel que as concessionárias vêm desempenhando no País. É um momento de governança, de meritocracia, de premiar quem tem feito um bom trabalho”, disse, reforçando que o setor gera mais de 50 mil empregos diretos, e que no ano passado transportou mais de 112 mil passageiros.

O ministro ainda reforçou que esses números positivos representam inclusão social “Na hora que você leva um novo passageiro, você movimenta o aeroporto. Movimenta a economia, isso vai gerando emprego, isso porque a cada quatro turistas que chegam no Brasil, estamos falando de um emprego que é gerado”. Importante destacar que, além disso, o setor da aviação tem investido cada vez mais em novos aeroportos e também em voos  internacionais. Nessa quarta-feira (24) foi anunciada pelo Governo Federal uma nova rota aérea direta entre Recife (PE) e Porto, em Portugal.

O secretário Nacional de Aviação Civil, Juliano Alcântara Noman, acrescentou que a premiação estimula a melhoria na prestação de serviços dos aeroportos. “Tenho certeza que 93% de aprovação é o melhor resultado dentre todos os modais de transporte. Mas a gente sabe que 93% também não é suficiente, que a gente busca sempre os 100%. Então é também o momento de renovar as baterias, as energias, para a gente buscar ainda mais nos próximos anos”, disse.

A presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas, Jurema Monteiro, reforçou que o prêmio (Aviação + Brasil 2024) vem coroando ao longo dos anos essa experiência positiva. “Os indicadores que a gente tem hoje aqui demonstram o quanto as nossas empresas aéreas brasileiras são eficientes no seu serviço e o quanto os nossos aeroportos também são eficientes”, disse.

Sobre 

Os prêmios das Categorias de Satisfação dos Passageiros estão distribuídos com base nas notas de Satisfação Geral dadas pelos viajantes tanto para os aeroportos de grande porte, quanto para os regionais e também nos indicadores relacionados aos serviços prestados pelas empresas aéreas nos 20 principais aeroportos brasileiros.

Além dos resultados obtidos a partir da Pesquisa de Satisfação dos Passageiros, a premiação também considera a pontualidade observada tanto nos aeroportos quanto nas empresas aéreas, para reconhecer aqueles mais bem colocados no ranking de pontualidade durante o ano anterior.

Os prêmios das categorias de Satisfação dos Passageiros são distribuídos com base nas notas de Satisfação Geral dadas pelos viajantes tanto para os aeroportos de grande porte quanto para os regionais, e também nos indicadores relacionados aos serviços prestados pelas empresas aéreas nos 20 principais aeroportos brasileiros.

Quanto à Pontualidade, serão premiados os aeroportos mais pontuais, por porte de movimentação, e a empresa aérea mais pontual. Para fins de premiação, o cálculo foi realizado em conjunto com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) para os aeroportos que possuem a ferramenta Tatic Flow.

>>> Confira os ganhadores do Prêmio Aviação + Brasil 2024!

Categoria + Aeroporto Regional

  • Nordeste: Imperatriz/MA
  • Centro-Oeste e Norte: Macapá/AP
  • Sudeste: Uberlândia/MG
  • Sul: Cascavel/PR
  • Melhor Aeroporto Regional do Brasil: Aeroporto de Cascavel/PR


Categoria + Aeroporto Pontual

  • Movimentação até 5 milhões de passageiros: Goiânia/GO
  • Movimentação de 5 a 10 milhões de passageiros: Recife/PE
  • Movimentação acima de 10 milhões de passageiros: Confins/MG

Categoria + Aeroporto Brasil

  • Movimentação até 5 milhões de passageiros: Florianópolis/SC
  • Movimentação de 5 a 10 milhões de passageiros: Porto Alegre/RS
  • Movimentação acima de 10 milhões de passageiros: Confins/MG
  • Melhor Aeroporto do Brasil: Aeroporto de Florianópolis/SC


Categoria – Empresa Aérea + Pontual

  • Empresa Aérea + Brasil
  • Vendedora das duas categorias: Azul Linhas Aéreas Brasileiras
Anterior Principal indutor de emprego, porto Itapoá inaugura ampliação do terminal de contêineres
Próximo Em um ano, Porto de São Francisco aumenta lucro em cinco vezes