O Conselho de Autoridade Portuária (CAP) do Porto de Paranaguá deu posse a cinco novos integrantes, entre titulares e suplentes, que representam entidades empresariais. Eles exercerão um mandato de dois anos no corpo consultivo, que propõe sugestões de melhorias na exploração, zoneamento, uso e otimização das instalações portuárias, entre outras atribuições.
O CAP é composto por 16 membros titulares e 16 suplentes que atuam em nome dos governos federal, estadual e municipal, além de indicados pela Marinha, pela Portos do Paraná, pela classe empregadora e pelos trabalhadores.
“A reunião do CAP é um espaço para a comunidade portuária debater e sugerir temas importantes para o desenvolvimento do Porto de Paranaguá. A chegada desses novos membros traz novas contribuições e permite que possamos melhorar ainda mais o desempenho de toda a estrutura portuária paranaense”, avaliou Alex Sandro de Ávila, secretário nacional de Portos e presidente do CAP Paranaguá.
Representando a Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), foram empossados Rodrigo Buffara Farah Coelho, como titular, e José Paulo Fernandes, na suplência.
“Para nós, é uma grande satisfação assumir a cadeira da ABTP, e nossa expectativa é contribuir com esse importante órgão da instituição portuária para que os debates sejam cada vez mais assertivos, em bom e elevado nível, buscando atingir as melhores decisões possíveis para o Porto de Paranaguá”, destacou Rodrigo Buffara, que também é diretor de Terminais da Cotriguaçu.
José Paulo Fernandes, diretor-presidente da Cattalini, empresa que administra o maior terminal de líquidos do Brasil, enfatizou a importância de integrar o CAP. “Reforçamos a representatividade dos terminais portuários no CAP, destacando o papel de todos em contribuir para a evolução e o contínuo desenvolvimento do Porto de Paranaguá.”
Também foram empossados João Gilberto Cominese Freire, como titular, e Rivadavia Simão, como suplente, representando a Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (ABTRA), além de Washington Renan Bohnn, indicado pelo Sindicato dos Operadores Portuários do Estado do Paraná (SINDOP).