Mercosul-Emirados: acordo deve sair em novembro


Após os países membros do Mercosul e os Emirados Árabes Unidos terem acordado os termos de referência de um acordo de livre comércio, novos passos devem ser dados para o andamento do tratado. Reuniões virtuais acontecerão em julho e agosto, com nova rodada de negociação presencial em setembro e expectativa de conclusão e assinatura do acordo em novembro, juntamente com a reunião do G20.

As informações foram divulgadas na segunda-feira (15) pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que participou da primeira rodada de negociação do acordo, representando o Brasil juntamente com o Ministério da Relações Exteriores, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), a Receita Federal e o Banco Central do Brasil (BCB).

A rodada ocorreu em Assunção, no Paraguai, nos primeiros dias de julho, quando também foram negociado o termo de referência do acordo. O anúncio da finalização do termo de referência foi divulgado pelo Mercosul no dia 07 de julho, o primeiro dia da Cúpula do Mercosul, que reuniu os países membros do bloco, seus líderes e parceiros, no Paraguai, até o dia 08.

“A expectativa para a conclusão da negociação é de novembro de 2024, juntamente com a reunião do G20, quando seria feita a assinatura do referido Acordo”, diz o texto divulgado pelo Inmetro. Sob a presidência brasileira, a Cúpula dos Líderes do G20 ocorre em 18 e 19 de novembro deste ano, no Rio de Janeiro, com participação de 19 países, além da União Africana e da União Europeia. No final de novembro, o Brasil entrega a presidência do grupo.

Inmetro

O Inmetro é uma autarquia federal que atua com mecanismos para melhoria da qualidade e segurança de produtos e serviços brasileiros. Na reunião sobre o acordo do Mercosul, o organismo relatou avanços para os capítulos do acordo que tratam de barreiras sanitárias e fitossanitárias, serviços e bens. O Inmetro informa que apresentou proposta para o capítulo de barreiras técnicas baseada em texto do acordo fechado com Singapura e alinhado à proposta dos Emirados Árabes Unidos.

Foto: Karim Sahib/AFP

Fonte: ANBA

 

 

Anterior Mesmo com 54 dias de chuva no primeiro semestre, Paranaguá bate recorde na movimentação de granéis sólidos
Próximo FIESC sedia rodada de negócios internacional no ramo de materiais de construção