MDIC discute avanços e desafios do G20 no comércio internacional com think tanks do mundo todo


Avanços e desafios do G20 no tema do comércio internacional, durante a presidência brasileira, foram a tônica da participação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) na Midterm Conference do T20 Brasil, um dos grupos de engajamento do G20.

A conferência, realizada entre os dias 2 e 3 de julho no Rio de Janeiro, reuniu mais de 350 participantes, incluindo líderes de think tanks nacionais e internacionais, representantes do setor público e privado, e da sociedade civil, com o objetivo de debater soluções para os grandes desafios globais, como combate à fome e às desigualdades, a transição energética, a transformação digital e a reforma da governança global.

No painel sobre Comércio Internacional e Investimento, a secretária adjunta de Comércio Exterior do MDIC, Elisa Fraga, deu um panorama das discussões que vêm sendo realizadas no âmbito do Grupo de Trabalho sobre Comércio e Investimentos do G20 (TIWG, na sigla em inglês), coordenado pelo MDIC em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Ela destacou a colaboração com grupos de engajamento, como B20, T20 e W20 na definição das prioridades do grupo. “Essa colaboração é fundamental para garantir que os resultados do GT sejam significativos, inclusivos, sustentáveis e benéficos para todos”, afirmou.

Elisa apresentou os quatro temas prioritários do TIWG: Mulheres no Comércio Internacional, Comércio e Desenvolvimento Sustentável, Reforma da OMC e Fortalecimento do Sistema Multilateral de Comércio, e Desenvolvimento Sustentável em Acordos de Investimento.

Sobre o primeiro tema, a secretária adjunta detalhou a iniciativa de desenvolver um compêndio de Boas Práticas do G20 para aumentar a participação das mulheres no comércio internacional, com o objetivo de compartilhar experiências e políticas bem-sucedidas entre os países membros que auxiliem a superar as barreiras enfrentadas pelas mulheres. O documento servirá como referência para políticas futuras.

“Para encontrar essas barreiras, trabalhamos em estreita colaboração com o B20, que realizou pesquisa com mais de 1900 empresas em países do G20. O B20 também organizou um workshop em Brasília em abril, coincidindo com nossa segunda reunião do TIWG, para o qual os delegados do G20 foram convidados”, contou Elisa.

Fortalecimento da OMC e do Sistema Multilateral de Comércio
Elisa ressaltou também que ambas as recomendações do B20 e do T20 sobre o aumento da eficiência do sistema multilateral de comércio e o fortalecimento da OMC também estão alinhadas com as discussões de governo. A reforma da OMC e o fortalecimento do sistema multilateral de comércio são, de fato, uma das prioridades do Grupo de Trabalho de Comércio e Investimento para este ano.

A secretária adjunta concluiu destacando o compromisso do Brasil em liderar discussões que promovam um comércio internacional mais aberto, justo e sustentável, enfatizando a importância do diálogo multilateral para alcançar esses objetivos.

Acesse AQUI, os vídeos dos debates.

 

Anterior Conselho da Zona Franca de Manaus aprova mais 29 projetos com geração de 492 novos empregos
Próximo Governo do Estado autoriza R$ 470 mil para investimentos nos aeroportos de Lages e Correia Pinto