A Log-In Logística Integrada, Grupo de soluções logísticas, movimentação portuária, operações rodoviárias e navegação de Cabotagem, Mercosul e Feeder, acaba de divulgar, nesta quinta-feira (07), os resultados financeiros e operacionais referentes ao terceiro trimestre de 2024. Entre os principais destaques estão o recorde histórico de Receita Operacional Líquida (ROL), a entrada em operação do novo navio Log-In Experience e a conclusão do projeto de modernização do Terminal Portuário de Vila Velha (TVV), com o retrofit dos portêineres para maior eficiência nas operações portuárias.
A Receita Operacional Líquida do Grupo atingiu R$ 707,3 milhões no 3T24, representando uma alta de 13,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. Se considerados os nove primeiros meses do ano, o crescimento da Receita Líquida da Log-In foi de 15,8%, em comparação ao 9M23, atingindo a marca de R$ 2 bilhões.
Os principais fatores para este crescimento incluem resultados expressivos em todas as linhas de negócios. Na Navegação houve o aumento da receita e do volume do Feeder, o novo Serviço Shuttle Navegantes e o incremento na capacidade operacional com novos navios. No Terminal Portuário de Vila Velha (TVV), além do aumento da receita, houve maior volume de movimentação de contêineres para um terceiro trimestre. No Transporte Rodoviário de Cargas, destaque para expansão da operação de transporte de contêineres.
De acordo com Marcio Arany, CEO da Log-In Logística Integrada, o crescimento contínuo reflete o êxito da empresa em expandir sua participação de mercado e fortalecer sua presença em áreas estratégicas. “Os resultados deste trimestre demonstram nossa capacidade de atender à demanda crescente por soluções logísticas integradas, superando barreiras como o congestionamento portuário. O sucesso alcançado é fruto da sinergia entre nossas áreas de negócio e da nossa visão de inovar para agregar valor aos clientes e parceiros”, destaca Arany.
Navegação Costeira
Os indicadores do terceiro trimestre de 2024 para as operações de Navegação Costeira evidenciam a robustez dos negócios da Log-In. No período, essa torre de negócios registrou um crescimento de 21,2% na Receita Operacional Líquida, somando R$ 452,2 milhões. Esse crescimento foi impulsionado, sobretudo, pelo desempenho recorde no volume de Feeder, que alcançou 134,1 mil TEUs, o maior já registrado para um terceiro trimestre. Esse avanço foi possível graças ao Serviço Shuttle Navegantes, lançado no segundo trimestre de 2024, e pelo aumento da movimentação de cargas de armadores internacionais, o que gerou necessidades de embarques contingenciais, em função do congestionamento dos portos.
Além disso, com a adição de um novo navio à frota, o volume transportado superou as expectativas do mercado, aumentando significativamente o número de transportes na modalidade porta-a-porta. Combinados, os serviços de Cabotagem, Mercosul e Feeder contribuíram para o crescimento expressivo no volume total de navegação, que somou 198,6 mil TEUs, um aumento de 46% sobre o mesmo período do ano anterior. Levando em consideração os nove primeiros meses do ano, o crescimento no volume total da navegação foi de 64,8%, em comparação ao 9M23, alcançando a marca de 559,4 mil TEUs.
Terminal Portuário de Vila Velha (TVV)
No Terminal Portuário de Vila Velha (TVV), a Log-In registrou um crescimento robusto no terceiro trimestre, com receita de R$ 91,7 milhões, a maior já reportada para um terceiro trimestre. O volume de movimentação de contêineres também foi destaque para um terceiro trimestre, com 57,9 mil boxes movimentados, impulsionado pelo aumento das importações de veículos elétricos em contêineres flat rack e pela continuidade das exportações de café no Espírito Santo. A conclusão do projeto de modernização do TVV, com o retrofit dos portêineres neste trimestre, permitirá ao terminal aumentar sua produtividade, respondendo à crescente demanda por operações logísticas diversificadas e eficazes.
Segundo Gustavo Paixão, Diretor de Terminais da Log-In, o retrofit foi essencial para fortalecer o TVV como um terminal multipropósito e preparado para o futuro. “A modernização do terminal não só amplia nossa capacidade de movimentação como melhora a confiabilidade e a velocidade das operações. Com os novos portêineres, estamos prontos para atender aos clientes com um nível de eficiência superior, o que nos permite apoiar de forma mais estratégica o crescimento das exportações e importações na região. Essas melhorias reforçam o compromisso do TVV com a excelência operacional e com o desenvolvimento econômico do Espírito Santo e do Brasil”, afirma Paixão.
Transporte Rodoviário de Cargas
No segmento de Transporte Rodoviário de Cargas, o trimestre foi marcado pelo Projeto de Expansão da Frota e pela modernização de duas filiais para transporte de contêineres.
A frota da Oliva Pinto (Tecmar Norte) aumentou em 30% com a chegada dos novos cavalos para o transporte de contêiner para Log-In e demais clientes de importação. Os caminhões recém-adquiridos contam com tecnologia Euro 6, que reduz as emissões de CO2 e proporciona maior economia no consumo de combustível. A Tecmar Transporte & Logística, em conjunto com a Oliva Pinto, reforçou a operação de carga fracionada na região Norte, oferecendo entrega em 54 municípios no Amazonas e Roraima, com conexão a uma rede multimodal e 23 armazéns próprios, ampliando ainda mais o alcance das operações da Log-In.
A Receita Operacional Líquida do Transporte Rodoviário de Cargas totalizou R$ 151 milhões, impulsionada pela expansão da operação de transporte de contêineres para Log-In, além das receitas de cargas de lotação, cargas spot, atendendo demanda de mercado, e armazenagem.
No 3T24, houve ainda a continuidade na captura de sinergias entre Tecmar e Log-In, com 82 carros dedicados, atuando de forma conjunta e movimentando 1.167 TEUs de carga fracionada via rodo-cabotagem no trimestre, com ampliação do volume de carga fracionada de origem e destino Manaus (AM).
Outros destaques do trimestre foram a modernização de duas filiais da Tecmar, Curitiba (PR) e Salvador (BA), com localização estratégica para garantir agilidade, segurança e maior produtividade; o treinamento de CRM para motoristas, com disponibilização de aplicativo para o registro das entregas; a implantação do Ciclo de Gente; e o projeto de adequação das normas AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).