O presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, participou, segunda-feira (27/5), em Madri, na Espanha, de reunião com o presidente dos Portos do Estado Espanhol, Álvaro Rodriguez, que falou sobre as possibilidades de investimentos e intercâmbios entre portos do Brasil, da Espanha e da Colômbia.
Autoridades do setor portuário e de infraestrutura e comércio da Espanha também estavam presentes. A iniciativa faz parte da Agenda Misión Inversa Puertos Brasileños Y Colombianos, que começou hoje (27/05) e reúne os dirigentes dos portos espanhóis, de Barcelona e Valência, e da Colômbia, de Cartagena, Santa Marta e Buenaventura. São 46 os portos subordinados ao Portos do Estado, que reúnem 28 autoridades portuárias. A função estratégica dos portos é defendida pelos gestores públicos, que busca equilibrar o interesse dos agentes privados com as necessidades da sociedade espanhola e da União Europeia.
Anderson Pomini lembrou do empenho do ministro de Portos e Aeroportos do Brasil, Silvio Costa Filho, para a modernização dos portos brasileiros, com destaque para a inovação e ampliação da capacidade.
“O Porto de Santos investe no sistema de monitoramento VTMIS, na ampliação da capacidade ferroviária, nos acessos perimetrais, no aprofundamento do canal e em outorgas que potencializam a característica multipropósito do nosso cais”, afirmou o presidente da APS.
Além de Santos, os portos brasileiros foram representados pelo presidente do Porto de São Sebastião (SP), Alexandre Ernesto Corrêa Sampaio; pelo superintendente do Porto de Itajaí, Fábio de Veiga; pelo superintendente de Gestão Estratégica da PortosRio, Luis Cesar Silveira da Fonseca Filho, e pelo diretor financeiro e administrativo da Portos do Paraná, Marcos Alfredo Bonoski. O encontro teve a organização da analista de Mercado do Escritório Econômico e Comercial em São Paulo da Embaixada da Espanha no Brasil, Paloma Groizard Leite.
Pela Colômbia estavam representados os portos de Cartagena, Santa Marta e Buenaventura. Também participaram a Companhia de Portos Associados, a Câmara Marítima e Portuária, a Associação Nacional de Empresários da Colômbia e a Embaixada da Espanha na Colômbia.
A programação inclui visita técnica ao Porto de Barcelona, dia 28, com a apresentação dos planos estratégicos e de inovação. Na sequência, em Valência, dia 29, o presidente Anderson Pomini participará de mesa redonda sobre inovações portuárias e falará dos projetos neste sentido no Porto de Santos.
No dia 30, os integrantes da missão vão conhecer os sistemas de inovação tecnológica já aplicados no Porto de Valência em visita organizada pela ValenciaPort.
Ainda na Espanha, já em Madrid, no dia 31, Pomini fará palestra sobre os investimentos públicos e privados e as possibilidades de expansão do Porto de Santos, o maior porto do hemisfério sul, para empresários espanhóis e colombianos.