Grupo Allog chega ao topo do ranking das exportações marítimas e investe em diferentes setores na importação


Após se consagrar como o agente de cargas brasileiro mais bem posicionado no volume de exportação marítima em 2024, segundo dados oficiais do ranking Datamar, o Grupo Allog investe forte em diferentes segmentos do mercado de importação e exportação. De janeiro a dezembro do ano passado, foram mais de 66 mil TEUs embarcados entre Allog e FTrade, com destaque para os setores de produtos florestais, cargas líquidas e frutas.

A classificação reforça a posição de liderança do grupo no setor de transporte internacional no Brasil. Na exportação, um dos principais destaques foi o segmento de cargas líquidas – com destaque para a glicerina, que representou 79% dos líquidos – em um total de 12.656 TEUs embarcados em 2024 e um crescimento de quase 10% no ano. A alta do setor, segundo João Bernardo Fróes, diretor comercial do Grupo Allog, é impulsionado pela Lei do Biodiesel, que estimula a produção e o consumo de combustíveis renováveis. Somente em 2024, o Brasil exportou 721,6 mil toneladas glicerina, alta de 27,3% em relação ao resultado apurado no ano anterior.

Outro importante destaque na exportação são os embarques de cargas refrigeradas, com foco nas frutas made in Brazil como manga, melão, melancia e uva. Em 2024, a FTrade – empresa do Grupo Allog especializada na carga reefer – registrou um crescimento de 23,4% na exportação para países como Holanda, Espanha, Reino Unido, Canadá e Estados Unidos. Em 2025, a empresa investe no time comercial no Sul e Sudeste com o objetivo de ampliar a participação no setor de proteína animal e suco congelado, além de uma missão à China para abertura de oportunidades de exportação das frutas brasileiras para a Ásia.

“A logística para exportação de frutas brasileiras envolve cuidados desde a colheita até a entrega, com destaque para a manutenção da cadeia de frio, documentação e desembaraço aduaneiro, além da escolha dos melhores serviços de transporte”, cita Erika Marques, diretora comercial da FTrade.

Verticais de importação

O crescimento do volume de importação de setores específicos no mercado brasileiro impulsionou o investimento em alguns verticais – células especializadas em atendimento – no Grupo Allog. Desde o ano passado, os mercados automotivo, de energia solar e de bebidas – estes dois últimos como  TOP 1 entre os agentes de carga no Brasil  – ganharam foco extra do time de especialistas.

“A especialização em cada um destes setores nos permite oferecer soluções mais assertivas e alinhadas às necessidades dos nossos clientes, consolidando nossa posição como um parceiro estratégico na logística internacional”, explica Rodrigo Viti, diretor comercial do Grupo Allog.

Mercado solar

Impulsionada pela alta demanda por fontes renováveis, a importação de equipamentos para o mercado de energia solar alcançou mais de 15 mil TEUs no Grupo Allog no último ano, equivalentes a 2,5 GW, posicionando a Allog como o líder na importação do setor, segundo dados da Logcomex. O resultado foi garantido com embarques para grandes usinas fotovoltaicas como o Sol do Sertão, localizado na Bahia, com capacidade instalada de 475 MW; o Parque Solar Arinos, em Minas Gerais, com 420 MW; e o Ribeiro Gonçalves, do Piauí, com 283 MW, além de parcerias com empresas do setor da geração centralizada.

Adrianne Pessoa, especialista no vertical solar, explica que, apesar dos desafios impostos pelas novas alíquotas de importação para o setor, a expectativa é de que o volume de embarques se mantenha em 2025, com um segundo semestre mais estável. “Atuando em sinergia com a equipe Allog na China, temos garantido o cumprimento dos prazos e a antecipação de possíveis desafios, contribuindo para o sucesso dos projetos”, pontua.

Mercado de Bebidas

O setor de bebidas, com destaque para o vinho, é outro vertical importante para o Grupo Allog. Em 2024, a empresa foi o agente de cargas brasileiro que mais importou a bebida, com 856 TEUs embarcados – representando 10% de participação nos embarques de agentes de carga, segundo dados do Logcomex.

Rótulos de Portugal, França e Espanha sempre estiveram na liderança das importações da bebida da Allog. No ano passado, no entanto, os mercados que mais cresceram foram os do Chile (novo mundo), seguidos de Espanha, Itália e Austrália. “É preciso cuidado e expertise ao estufar a carga para não perder garrafas. A importação de vinhos exige uma logística especializada na origem, o que é garantido através da parceria com agentes de primeira linha, que garantem segurança e agilidade no embarque da carga, além de uma boa comunicação com as vinícolas exportadoras”, detalha Verônica Melo, Vertical Food and Beverage da Allog.

Mercado automotivo

O crescimento significado do setor automotivo o tornou altamente estratégico há pelo menos um ano. Impulsionado pelo mercado de veículos, pneus e peças, o Grupo Allog criou um de seus verticais mais estratégicos, dedicado exclusivamente ao setor e com uma equipe especializada em importação.

No ano passado, o time atuou em um grande projeto de embarque de veículos elétricos da China para o Brasil, com alta complexidade. “A expectativa para 2025 é de crescimento de pelo menos 20% com atuação nos micros setores do setor automotivo, como pneus, partes e peças, com novas contas operando na carteira de clientes”, explica Mairara Córdova, gerente de importação marítima do Grupo Allog.

Sobre o Grupo Allog

Com unidades estratégicas em diferentes regiões do Brasil e atuação global, o Grupo Allog é formado pelas empresas Allog, FTrade e Fortallog, e se destaca pela diversificação de segmentos atendidos nos modais marítimo, aéreo e rodoviário, além de prestar serviços em desembaraço aduaneiro. Ao longo de mais de duas décadas, a empresa tem sido destaque na movimentação de madeira e derivados, produtos do mercado solar, gêneros alimentícios, setor automotivo, máquinas e equipamentos, carga projeto, cargas liquidas, e carga refrigerada (com foco na exportação de frutas).

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