Governo Federal e APS aguardam audiências e licenças para publicar edital do túnel Santos-Guarujá


O presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, aguarda e apoia a aprovação, pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), do projeto que ratifica a parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e o Governo Federal para a construção do túnel Santos-Guarujá. O projeto, uma vez aprovado, permitirá o aporte, pelo Governo Federal, de 50% dos recursos para a obra, esperada há 98 anos. O investimento estimado é de R$ 6 bilhões.

Esta aprovação na Alesp, como também a realização das audiências públicas e a concessão das licenças ambientais, são essenciais para o andamento do cronograma do túnel, feito pela APS, que resultará, no começo do ano que vem, na publicação, pelo Governo Federal e APS, do edital para a construção do túnel.

Os próximos passos, como previsto no Acordo de Cooperação Técnica entre Estado e União, são as audiências públicas e a expedição da licença.

“O Governo Federal e a APS aguardam, contribuem, apoiam e se preparam para a publicação do edital internacional que viabilizará a ligação que beneficiara toda a comunidade portuária, a população da Baixada Santista, Litoral e também os milhares de paulistanos que frequentam a região”, afirmou o presidente Anderson Pomini.

As audiências dos aspectos ambientais do túnel serão dias 9 de outubro, às 17 horas, no Teatro Guarany (Praça dos Andradas, 100, Centro), em Santos, e 10 de outubro, também às 17 horas, no Teatro Procópio Ferreira (Avenida D. Pedro , 1.350, Bairro Tejereba), em Guarujá.

Edital em março

Após as audiências, a expectativa é a expedição da licença ambiental no mês de novembro. Já no mês de março de 2025 se dará a publicação do edital pelo Ministério de Portos e Aeroportos, com apoio da APS. O cronograma prevê a realização da licitação em julho, de forma que as obras possam ter início no segundo semestre do ano que vem.

Anterior Complexo do Pecém sedia 31ª edição do Encontro dos Portos sobre o Sistema de Desempenho Portuário da Antaq
Próximo ANTAQ realiza audiência pública sobre o arrendamento do terminal de passageiros, localizado no Porto de Maceió (AL)