As exportações brasileiras de carne de frango in natura e processada somaram 480,7 mil toneladas em abril, com aumento de 10,5% sobre o mesmo período do ano passado. De acordo com dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), os valores subiram 5% na mesma comparação, para US$ 882,2 milhões. Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita foram os principais destinos árabes dos embarques a partir do Brasil.
“O desempenho das exportações de carne de frango em abril reequilibra as expectativas e mantém as projeções positivas do setor para o ano, mesmo diante de adversidades internas, como a Operação Padrão”, afirmou, em nota, o presidente da ABPA, Ricardo Santin, citando movimento grevista de auditores. Ele afirmou também que a ABPA irá acompanhar os efeitos dos desastres registrados no Rio Grande do Sul em decorrência de fortes chuvas e inundações. O estado é produtor e exportador de carne de frango.
Os compradores
A China foi o principal destino dos embarques em abril. Para lá foram enviadas 57,7 mil toneladas de carne de frango, em queda de 22,9% se comparado com abril de 2023. Para o Japão, segundo principal destino, foram enviadas 42,2 mil toneladas de carne de frango, em alta de 5,9%. Os Emirados Árabes Unidos foram o terceiro principal destino. Para o país foram exportadas 41 mil toneladas, em alta de 31,9%. Para a Arábia Saudita, quarto maior destino, houve expansão de 59% nas vendas, para 37,2 mil toneladas. As Filipinas completam os cinco maiores compradores.
“Seguindo a tendência de incremento de demanda observada nos últimos meses, os países do Oriente Médio seguem como destaque positivo do ano. Também vemos uma recuperação gradativa dos preços em todos os mercados ao longo deste ano, que é um indicativo importante sobre o aumento da demanda internacional já observado pelo produto brasileiro”, avaliou, na mesma nota, Luís Rua, diretor de Mercados da ABPA. Entre os estados exportadores, em abril a liderança de vendas ao exterior coube ao Paraná, seguido por Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Goiás. Mais informações aqui.
No ano, embarques de carne de frango estão em queda
No acumulado do ano, porém, as vendas externas de carne de frango do Brasil acumulam queda em valores e volumes. Entre janeiro e abril foram embarcadas 1,701 milhão de toneladas, com retração de 2,8% na comparação até abril de 2023 em um total de US$ 3,024 bilhões, valor 11,4% menor na mesma base de comparação.
Foto: Jonathan Campos/Secom/Agência de Notícias do Paraná
Fonte: ANBA