Exportação de frutas: FTrade consolida presença global na Fruit Attraction Madrid 2024


A FTrade, agente de cargas líder na exportação de frutas no Brasil, marcará presença na Fruit Attraction Madrid, de 8 a 10 de outubro, consolidando sua posição no mercado internacional. A feira, um dos eventos mais importantes do setor, será palco para a empresa apresentar sua potencialidade e fortalecer seus relacionamentos comerciais com representantes de diversos países.

O time de executivos da empresa irá fortalecer parcerias, prospectar novos clientes e apresentar as mais recentes soluções logísticas para o setor. “A Fruit Attraction é a vitrine ideal para mostrarmos ao mundo a qualidade e a diversidade das nossas frutas. Com nossa expertise em logística, podemos garantir tanto que os produtos cheguem aos seus destinos com segurança e rapidez quanto a importação ocorra da forma mais eficiente possível”, pontua Bruno Farias, CEO da empresa.

Em 2024, a feira contará com mais de 2 mil empresas expositoras e a presença esperada de mais de 100 mil profissionais de 145 países. Além de Bruno Farias, a Ftrade estará presente na feira com o CEO da Fortallog, Zakaria Benzaama; a diretora comercial da FTrade, Erika Campelo; e a gerente de agenciamento da FTrade, Yuki Harasawa.

Desafios do setor de frutas

Segundo Bruno Farias, um dos principais desafios do setor de frutas é a logística, com os constantes congestionamentos em portos no Brasil e no mundo, tensões geopolíticas, eventos climáticos extremos, acidentes e greves, que rapidamente se transformam em enormes desafios operacionais.

“Com muitos navios atrasados, portos saturados, berços congestionados, falta de espaço nos terminais para abrigar volumes adicionais de escalas canceladas e contas de demurrage em alta, muitas empresas estão recorrendo a soluções logísticas alternativas, para garantir alguma cadência às suas operações”, explica.

O Brasil é o hoje o terceiro maior produtor de frutas do mundo, mas só representa 1,35% do mercado mundial, com um enorme potencial de crescimento no mercado internacional. “A participação em eventos como a Fruit Attraction é fundamental para promover a qualidade e a diversidade das frutas brasileiras e conquistar novos mercados”, cita o CEO da FTrade.

A crescente demanda por produtos e serviços sustentáveis, impulsionada por consumidores e investidores cada vez mais conscientes, torna a integração de critérios ambientais, sociais e de governança uma necessidade inadiável. “O potencial brasileiro em energia renovável e as ambições globais de descarbonização demonstram a urgência de ações para enfrentar os desafios climáticos e construir um futuro mais sustentável”, cita Erika Campelo.

Liderança na exportação de frutas

Somente de janeiro a agosto de 2024, a FTrade movimentou 8.903 TEUs em frutas. Em 2023, foram 17.678 TEUs, reforçando sua liderança entre os agentes de carga brasileiros neste segmento. A participação da empresa na feira em Madrid será no espaço da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas). Serão 40 empresas brasileiras com o objetivo de fortalecer a presença do país na Europa.

A Fruit Attraction Madrid 2024 promete ser um marco para o setor das frutas brasileiro, com a expectativa de gerar US$ 150 milhões em intenções de venda. A feira reúne os principais players do mercado internacional, oferecendo oportunidade para empresas brasileiras consolidarem seus negócios e conquistarem novos clientes. Durante a feira, a FTrade, Fortallog e Allog realizarão um evento que já virou tradição no trade logístico: a FF Madrid Experience, quando recebem clientes e parceiros logísticos para uma noite de troca de experiências.

“A Fruit Attraction é uma vitrine global para o setor de frutas e um excelente canal para estabelecermos novos contatos comerciais e fortalecer a marca no mercado internacional”, afirma o CEO da Fortallog, Zakaria Benzaama. “Os consumidores estão cada vez mais exigentes e buscam produtos que sejam produzidos de forma sustentável. A Ftrade está comprometida em oferecer soluções logísticas que minimizem o impacto ambiental e contribuam com este compromisso”, diz.

União Europeia é o principal destino

As exportações nacionais de fruticultura em 2023 foram de US$ 1,35 bilhão, o maior da série histórica. Desde 2019, as vendas externas brasileiras de frutas suplantam a cifra de US$ 1 bilhão, com um aumento de 24,5% no ano passado.

O principal destino da fruticultura brasileira é a União Europeia. Cerca da metade de todo o valor exportado em frutas pelo Brasil é direcionado ao bloco europeu. De acordo com a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais (SCRI), as principais frutas exportadas pelo Brasil no último ano foram:

– Mangas: 266 mil toneladas. A maior parte das exportações são para a União Europeia que adquiriu 65,5% do valor exportado (US$ 205,82 milhões). Logo em seguida estão os Estados Unidos (US$ 58,61 milhões; +100,9%); e Reino Unido

(US$ 20,57 milhões; +26,9%);

– Melões: 228 mil toneladas. As vendas também estão concentradas para a União Europeia que adquiriu em 2023 US$ 127,11 milhões, o equivalente a 67,2% de todo o valor exportado pelo Brasil de melões frescos. Além da UE, os principais importadores são o Reino Unido (US$ 53,0 milhões; +4,4%) e o Canadá (US$ 3,00 milhões; -11,9%);

– Uvas: 73 mil toneladas. As vendas de uvas frescas foram concentradas em três mercados: União Europeia (US$ 76,48 milhões; +62,7%); Estados Unidos (US$ 58,15 milhões; +116,9%); e Reino Unido (US$ 37,38 milhões; +27,1%);

– Limões e limas: 166 mil toneladas. A UE também é o principal mercado de exportação dessas frutas brasileiras, onde foram exportados US$ 140,94 milhões em 2023 para o Bloco Europeu. Este valor significou 81,0% de todas as exportações brasileiras de limões e limas foram para lá. Outros mercados com mais de US$ 1 milhões foram: Reino Unido (US$ 25,78 milhões; +13,0%) e Canadá (US$ 2,04 milhões).

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