As exportações brasileiras de carne de frango somaram 443 mil toneladas em janeiro, em alta de 9,4% sobre o mesmo período do ano passado e registraram recordo para o mês, segundo dados divulgado nesta segunda-feira (10) pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). A receita somou US$ 826,4 milhões, 20,9% a mais do que em janeiro de 2024.
A China foi o principal comprador de carne de frango do Brasil em janeiro, ao importar 44,3 mil toneladas, em alta de 15% sobre janeiro do ano passado. Foi seguida pelos Emirados Árabes Unidos, com compras de 38,9 mil toneladas, que se mantiveram estáveis na comparação ano a ano, e pela Arábia Saudita, em retração de 9%, para 31,8 mil toneladas no mês. Japão, África do Sul, União Europeia, Filipinas, Coreia do Sul, Iraque e Cingapura completam a lista dos principais destinos de carne de frango brasileira in natura e processada.
Em comunicado, o presidente da ABPA, Ricardo Santin destacou o fluxo “relevante” para mercados da Ásia, como China e Filipinas, e afirmou que espera um incremento para vendas a outros mercados nos próximos meses, como é o caso do México. O motivo dessa expectativa é a renovação do programa de segurança alimentar que já impactou positivamente a compra de produtos brasileiros.
Foto: Jonathan Campos/Secom