Estrutura da malha ferroviária do complexo portuário de Paranaguá é apresentada a equipe técnica do Governo Federal


Com o foco nas concessões ferroviárias, uma equipe formada por integrantes do Ministério dos Transportes, Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) e Infra S.A. realizaram nesta terça-feira, dia 13, uma visita técnica ao Porto de Paranaguá. O objetivo era conhecer de perto a estrutura portuária paranaense e os projetos locais para a área como o Moegão, que tem investimento próprio da Portos do Paraná e que vai aumentar a recepção de vagões em 65%.

“Tratou-se de uma visita técnica no âmbito dos estudos das concessões ferroviárias federais com foco no estado do Paraná, onde foi possível mostrar nosso acesso ferroviário inter e intra porto, nossos projetos de infraestrutura em geral, em especial a revitalização ferroviária do corredor leste com o projeto do Moegão. O investimento que será realizado com recursos próprios, foi bastante elogiado pelos consultores e técnicos dos órgãos federais, sobretudo por decorrer de iniciativa da própria Portos do Paraná, pavimentando o caminho para novos investimentos e projetos na malha ferroviária conectada ao porto”, explicou o Secretário-Geral da Presidência, Felipe Gama.

De acordo com o Superintendente de Projetos Ferroviários da Infra S.A., Diógenes Álvares, um dos objetivos dessa passagem por Paranaguá era complementar a visão sistêmica para os estudos que a Infra S.A. está conduzindo sobre a Malha Sul (que engloba os trechos ferroviários em São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).

“E entender essa lógica do Porto com a ferrovia, entender onde estão os gargalos, onde estão as perspectivas de crescimento e como a logística da ferrovia se casa com a logística portuária, ou seja, a visão da integração logística que estamos estudando aqui”, complementou. Após a passagem pelo Porto de Paranaguá, a delegação seguiu para outras visitas em Santa Catarina.

 

Anterior Exportações do agronegócio brasileiro batem recorde histórico em julho com US$ 15,44 bilhões
Próximo APS lança edital sobre usina hidrelétrica do Porto de Santos