Visando discutir perspectivas para impulsionar uma nova agenda de políticas no agronegócio, foi realizado nessa quarta-feira (20), o seminário “Inclusão financeira agrícola e rural”, promovido pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e pela Bolsa de Cereales, em Buenos Aires.
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) participou do painel “Inovação e experiências da região Sul para ampliar o acesso ao crédito agrícola, linha de trabalho e coordenação público-privada”, representado pelo secretário adjunto de Política Agrícola, Wilson Vaz.
Na ocasião, o secretário adjunto apresentou as políticas agrícolas do agronegócio brasileira. “As nossas políticas de apoio à produção rural tem mais de 60 anos de existência e, nos últimos 34 anos, consubstanciadas pelo Plano Safra”, destacou.
O Plano Safra oferece linhas de crédito, incentivos e políticas agrícolas para médios e grandes produtores. Para a safra 2024/25 foram destinados R$ 400,59 bilhões para financiamentos, um aumento de 10% em relação à safra anterior.
No evento, ainda foram discutidos temas sobre finanças rurais e agrícolas; desafios e inclusão financeira para o médio produtor rural; necessidades de financiamento; e crédito bancário para o setor agropecuário.