Diálogo Comercial Brasil-EUA recolhe sugestões do setor privado


Representantes dos governos do Brasil e dos Estados Unidos realizaram nesta sexta-feira (20/9) sessão de debriefing para o setor privado, apresentando os avanços o Diálogo Comercial entre os dos países após a realização da 22ª Plenária do mecanismo, ocorrida no dia anterior nas proximidades de Washington-DC (EUA).

As coordenadoras do Diálogo – Tatiana Prazeres, secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), e Marisa Lago, subsecretária de Comércio Internacional dos EUA – destacaram os trabalhos nas áreas de sustentabilidade, facilitação do comércio, economia digital e boas práticas regulatórias, respondendo às dúvidas dos empresários e recolhendo suas contribuições para o avanço do comércio bilateral.

“Os EUA são o principal destino para nossas exportações de produtos industrializados, com maior valor agregado, e um terço de nossas empresas exportadoras vendem para este país. Temos um diálogo robusto, em sua 22ª edição, e continuaremos a avançar em nossa agenda bilateral de forma a promover os fluxos de comércio e investimentos”, destacou Tatiana após os trabalhos

Ao fim da sessão de debriefing, foi assinado um memorando de entendimento em boas práticas regulatórias envolvendo dos dois países (lei mais aqui).

MDIC-DOC

O Diálogo Comercial, conhecido como MDIC-DOC, reúne anualmente equipes técnicas do MDCI e do Departamento de Comércio dos Estados Unidos (DOC), com o objetivo de construir soluções para melhorar o comércio entre os dois países.

Criado em 2006, ele e compartilha conhecimento, experiências e soluções para as comunidades empresariais. Embora seja uma iniciativa governamental, o MDIC-DOC mantém interlocução ativa com o setor privado, por meio de visitas técnicas, workshops e videoconferências.

Ao fim de cada plenária, os governos emitem uma declaração conjunta, em que destacam avanços e reafirmam o compromisso mútuo com a facilitação e a ampliação do comércio bilateral.

 

Anterior Brasil abre cinco novos mercados no Canadá
Próximo DHL Aero Expreso é a mais nova companhia aérea a operar no Brasil