Criada no Brasil, associação internacional vai fortalecer a logística e a gestão entre portos mundiais


O setor portuário brasileiro, reconhecido mundialmente pela eficiência e capacidade operacional, agora conta com uma associação internacional para expandir o desenvolvimento de negócios e investimentos do modal. A Associação Internacional de Desenvolvimento Portuário (IAPORTS) foi criada com o objetivo de promover maior benefício logístico, competitividade, gestão estratégica e inovação para os complexos do país. A sede da entidade está localizada no Porto de Santos, um dos principais do país.

A iniciativa serve para integrar os mercados brasileiros e criar uma rede colaborativa entre os agentes do setor, permitindo a troca de experiência entre seus representantes na adoção de práticas adotadas pelos principais mercados internacionais. Entre as áreas de atuação da IAPORTS está o debate e a implementação de políticas voltadas à descarbonização do transporte marítimo. A promoção de eventos internacionais e o incentivo à participação do setor produtivo são algumas pautas propostas pela instituição.

Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos, destaca que o surgimento da associação não poderia ter chegado no momento mais propício, considerando o crescimento do modal na economia brasileira e na balança comercial. “Os portos brasileiros têm alcançado todo mês um volume recorde na movimentação de cargas, tanto no mercado interno quanto externo. A entidade tende a fortalecer ainda mais o nosso setor, inserindo o Brasil cada vez mais como protagonista mundial na eficiência logística”, avaliou.

Com foco na responsabilidade social e econômica, a nova associação pretende criar um intercâmbio dos portos brasileiros com os principais mercados mundiais, em prol da conectividade e ganho de eficiência logística. Atualmente, a instituição está em busca de novos filiados e a criação de novos comitês, tanto no Brasil quanto no exterior, para ampliar sua atuação e fortalecer os laços entre os agentes do setor portuário.

 

Anterior ANTAQ integra grupo de trabalho sobre adaptação de vias interiores aos impactos climáticos
Próximo Mapa intensifica auditorias no setor de importação de bebidas e identifica 1.255 irregularidades