O novo cônsul-geral dos Estados Unidos em São Paulo, Richard Glenn, e representantes do consulado norte-americano visitaram o Porto de Paranaguá nesta segunda-feira (26). O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, o diretor de Operações, Gabriel Vieira, e o secretário-geral, Felipe Gama, receberam a comitiva no Palácio Taguaré.
“Demonstramos um pouco das nossas operações, do dia-a-dia portuário e das nossas propostas de investimento. A parceria com os Estados Unidos é sempre muito interessante e hoje o cônsul Glenn pôde ter uma visão diferente de como funciona um porto tão importante para a logística nacional”, explicou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
Os Estados Unidos são o segundo maior parceiro comercial do Brasil e o maior investidor direto, segundo relatório produzido pela ApexBrasil e a Amcham, a Câmara Americana de Comércio para o Brasil. Os destaques de exportação para os Estados Unidos pelos portos paranaenses, são as cargas de madeira, papel e celulose. Já os combustíveis são destaque na importação do País.
“É a minha primeira viagem fora de São Paulo, então muito obrigado pela visita. Gostaria de reforçar como é impressionante a infraestrutura deste porto e as oportunidades comerciais para companhias americanas nas licitações. É um porto importantíssimo para o mundo e para os Estados Unidos”, reforçou o cônsul-geral.
No cais, os visitantes conheceram a estrutura do porto e diversos processos operacionais. A comitiva registrou imagens em frente a um contêiner do armador israelense ZIM, carregado com enxofre oriundo da cidade de Houston, nos EUA.