Complexo do Pecém sedia 31ª edição do Encontro dos Portos sobre o Sistema de Desempenho Portuário da Antaq


Sediada no Complexo do Pecém (CIPP S/A), teve início a 31ª edição do Encontro dos Portos sobre o Sistema de Desempenho Portuário (SDP) da Antaq, na manhã de quinta-feira (12), reunindo técnicos e funcionários de mais de 40 instalações portuárias – públicas e privadas – de todo o País.

O evento é promovido anualmente pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) para tratar de assuntos relacionados ao envio de dados ao sistema, responsável por alimentar o Painel Estatístico Aquaviário da autarquia. A cada edição, sempre realizada em uma sede diferente pelo Brasil, o encontro objetiva debater a qualidade desses dados, além de propor sugestões para manutenções evolutivas e correções relacionadas a problemas nessas operações.

É uma satisfação estar aqui hoje, representando a diretoria do Complexo do Pecém, neste evento tão importante para o nosso setor. Já são 31 edições, e estamos muito felizes com o fato de que a atual esteja acontecendo aqui na nossa casa: o Porto do Pecém”, discursou Roberto de Castro, diretor de Operações do CIPP, antes de fazer uma breve apresentação das ações da CIPP S/A junto à sociedade.

Também presente na ocasião, Fernando Serra, gerente de Estatística e Avaliação de Desempenho da Antaq, destacou o pioneirismo da iniciativa, que desde 2010 atingiu a total integração das movimentações de todos os portos brasileiros, com informações atualizadas mensalmente. “Isso tem um significado muito importante, porque é o único sistema que tem essa adesão de 100% (das instalações portuárias nacionais) no mundo todo”, apontou.

O gestor ainda saudou o Complexo do Pecém pela hospitalidade: “Como patrocinador do evento, o porto consegue, institucionalmente, defender sua marca para essas mais de 40 instalações portuárias representadas aqui. Isso é importante para uma ampliação do conhecimento na área”, disse.

O 31º Encontro dos Portos sobre o Sistema Desempenho Portuário (SDP) seguiu na manhã de sexta-feira (13), com uma apresentação institucional da Companhia de Desenvolvimento do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP S/A) aos representantes das instalações portuárias, seguida por uma visita guiada pelo Complexo.

Através do Sistema Desempenho Portuário (SDP) da Antaq, é possível acessar, entre outros serviços, informações sobre movimentações portuárias, transporte de longo curso, cabotagem e vias interiores, bem como dados sobre frota, afretamento e acordos bilaterais.

Anterior Exportação de mel cresce 376% nos portos paranaenses nos sete primeiros meses de 2024
Próximo Governo Federal e APS aguardam audiências e licenças para publicar edital do túnel Santos-Guarujá