No fim de março, o Grupo Acquaplan, de Balneário Camboriú, recebeu a visita técnica do Centro de Hidrografia da Marinha – CHM, com o propósito de renovação do cadastro de Entidade Extra-Marinha, em atenção à NORMAM 501/DHN. Toda a Empresa Executante (EE) cadastrada junto ao CHM é condicionada à apresentação de documentos e à realização de uma Visitec, como é oficialmente denominada a visita técnica, de acordo com o prescrito na NORMAM-501, para a renovação da certificação que ocorre a cada três anos.
O Capitão-de-Corveta Daniel Martins Trindade e o 3° Sargento Gleidson Alisson de Santana representaram o CHM e tiveram a oportunidade de verificar a estrutura e a capacidade técnica da empresa Acquaplan Tecnologia e Consultoria Ambiental Ltda para atendimento aos serviços de levantamentos hidrográficos.
Neste sentido, foi apresentado o corpo técnico da empresa, analistas e operadores, bem como o acervo de equipamentos de hidrografia e oceanografia operacional. Também foram expostos técnicas, trabalhos e produtos desenvolvidos pelo Grupo Acquaplan, especialmente nas operações ligadas a levantamentos hidrográficos e em atendimento a consultorias ambientais e obras costeiras, como atividades de Oceanografia Operacional e o Centro de Simulações Marítimas (AcquaSIM).
Simulador de Manobras de Navio
O Centro de Simulações Marítimas – AcquaSIM, da empresa Acquadinâmica Modelagem e Análise de Risco Ambiental LTDA, do Grupo Acquaplan, foi projetado para estudos de manobras de navios, cursos e treinamentos, além de análise de projetos portuários. Está localizado na Praia do Amores, em Balneário Camboriú, e tem capacidade para realizar treinamentos e estudos avançados em manobras de navios, análise de acidentes náuticos e o desenvolvimento de projetos de engenharia portuária, com alta qualidade, precisão e baixo custo.
O AcquaSIM possui um simulador com tecnologia Simflex4, desenvolvido pela empresa dinamarquesa FORCE Technology, e certificado pela Diretoria de Portos e Costas – DPC para cursos e treinamentos de manobras de navios. É reconhecido pela Marinha do Brasil como um dos simuladores em operação no Brasil que melhor representa o comportamento real do navio frente a diferentes condições climáticas e ambientais.
O simulador Simflex4 reúne a combinação entre a experiência em oceanografia física da empresa Acquadinâmica, com mais de 60 anos de experiência em engenharia marítima e naval da FORCE Technology, pioneira no desenvolvimento de simuladores de manobras de navios. “Esta combinação garante a precisão matemática e o realismo visual, atingindo a experiência mais precisa e realista que pode ser obtida em um simulador”, comenta o CEO da empresa Acquadinâmica, Oceanógrafo João Thadeu de Menezes.