O Oriente Médio é um tradicional parceiro dos cafés do Brasil e, nos últimos anos, com o olhar mais voltado ao produto especial, vem ampliando suas aquisições. Em 2024, esse conglomerado de países importou *3,266 milhões de sacas de 60 kg do fruto nacional, gerando uma receita cambial de *US$ 820 milhões, montantes que implicam crescimentos de 22% em volume e de 47,4% em receita, na comparação com 2023.
Cientes dessa evolução, empresários brasileiros do setor de cafés especiais seguem intensificando networking e negócios com clientes e investidores desse segmento no Oriente Médio e regiões vizinhas. De 10 a 12 de fevereiro, 23 empresas participantes do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, desenvolvido em parceria por Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), realizaram 665 contatos comerciais – sendo 444 novos – na World of Coffee Dubai 2025, nos Emirados Árabes Unidos, que renderam US$ 48,606 milhões em negócios presenciais e a possibilidade de mais US$ 143,083 mi até o evento de 2026, podendo elevar o total para US$ 191,689 milhões.
Na comparação com a edição de 2024, quando a delegação brasileira, através de 389 contatos, fechou transações comerciais de US$ 58,059 milhões — US$ 7,1 mi presencialmente e US$ 50,959 mi nos 12 meses subsequentes —, o atual montante projetado pode representar um incremento de 230,2% envolvendo as negociações dos cafés especiais do Brasil com importadores do Oriente Médio e representantes de empresas de países de Europa e Ásia que estiverem na feira.
A evolução do consumo de café no mundo árabe, principalmente dos especiais, foi diagnosticada pela BSCA em 2020, quando participou da primeira edição do evento em Dubai, conta Vinicius Estrela, diretor executivo da entidade.
“É um crescimento constante e temos sidos cirúrgicos em mantermos nossa presença na feira. O que muito nos anima é que os árabes estão consumindo cada vez mais cafés especiais brasileiros. Foi mais uma oportunidade interessante para nossa delegação, composta por cooperativas, produtores, exportadores, entre outros, acompanhar essa apoteose de busca por nossos cafés especiais”, revela.
Temos visto a multiplicação de cafeterias e grandes investimentos realizados por empresas e governos na cena do café especial por lá, o que contribui para que o Oriente Médio se consolide como ponto focal das principais cadeias internacionais do setor, fomentando o surgimento de muitos operadores no local e transformando Dubai, além de indicador de comportamentos culturais devido a sua modernidade, em um hub global, com multinacionais locais adquirindo o café para reexportação.
Vinicius Estrela, diretor-executivo da BSCA
A participação brasileira na World of Coffee Dubai 2025 contou com um estande, onde houve village para exposição de cafés especiais das empresas participantes; sala de cupping, que realizou oito sessões de degustação com bebidas elaboradas pelo produto especial cultivado em diversas regiões produtoras do Brasil; sala de reuniões e negócios; e um “brew e espresso bar”, que apresentou a iniciativa “Destaques BSCA”, a qual apresentou cafés especiais com a certificação de rastreabilidade da Associação, com pontuação superior a 88 pontos na escala de qualidade de zero a 100, reforçando o compromisso da entidade com a excelência e a transparência na cadeia produtiva.
* Dados do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).
WORLD OF COFFEE DUBAI
A quarta edição da feira, que é organizada pela DXB Live em colaboração com a Specialty Coffee Association (SCA), teve público superior a 13,5 mil pessoas e contou com a presença de 1.650 marcas e 320 expositores internacionais, de mais de 50 países. Atualmente, a World of Coffee Dubai é um centro internacional relevante, reunindo partes interessadas de todos os segmentos da cadeia produtiva mundial, principalmente do Oriente Médio, Europa e Ásia, e promovendo valioso networking. A quinta edição da exposição está prevista para 18 a 20 de janeiro de 2026.
BRAZIL. THE COFFEE NATION
O projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, realizado pela BSCA em parceria com a ApexBrasil, tem como foco a promoção comercial do café especial brasileiro no mercado internacional, reforçando os pilares de qualidade, diversidade e sustentabilidade. A iniciativa tem o objetivo de apresentar o Brasil como uma nação dotada dos recursos naturais essenciais para o cultivo dos melhores cafés e que investe ativamente para atingir os mais altos requisitos de qualidade, de forma sustentável e em observância a rígidas normas de direito social e ambiental.
Com vigência até agosto de 2025, uma das prioridades do projeto será investir em ações de qualificação e diversificação, com foco no apoio aos produtores de café canéfora (robusta e conilon) do país, nas certificações de qualidade e de sustentabilidade e nos cafés produzidos por mulheres, fomentando a equidade de gênero na cafeicultura brasileira e a capacitação de provadoras profissionais de café. O projeto atual tem como mercados-alvo: i) África do Sul, Austrália, China, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, França, Japão, Malásia, Polônia, Rússia e Taiwan para os cafés crus especiais; e ii) Canadá, Chile, China e Estados Unidos para os produtos da indústria de torrefação e moagem.
As empresas que ainda não fazem parte podem obter mais informações diretamente com a BSCA, através dos telefones (35) 3212-4705 / 99824-9845 / 99879-8943 ou do e-mail info@bsca.com.br.
Fonte: APEX Brasil e Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA)