Durante cerimônia sobre a Missão 4 de Transformação Digital da Nova Indústria Brasil, nesta quarta-feira (11), em Brasília, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou linha de crédito específica para investimento em data centers no país, com orçamento de R$ 2 bilhões.
A nova linha de crédito é formada por recursos do BNDES e do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações, gerido pelo Ministério das Comunicações. Para projetos nas regiões Norte e Nordeste, a taxa de juros é a partir de 6,13%. Demais regiões, a taxa a partir de 8,5%.
O objetivo é investir na implantação de data centers, ambientes que processam, armazenam, tratam e distribuem dados no ambiente digital. Até 2030, a estimativa é que o volume de dados alcance 600 trilhões de gigabytes no mundo, exigindo cada vez mais infraestruturas para essa finalidade.
“Com a matriz de energia de quase 90% limpa, o Brasil é um país altamente competitivo nesse segmento, pois data centers exigem elevado consumo de energia. Além disso, o investimento em inovação tecnológica e digitalização está no centro da nova política industrial”, destacou o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, na cerimônia que contou com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin.
Na cerimônia no Palácio do Planalto, ministro Geraldo Alckmin detalhou um conjunto de ações para o avanço da indústria em setores como internet das coisas, inteligência artificial e Big Data, entre outros.