Antaq participa de missão internacional à África do Sul para debater o setor aquaviário


A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) participou de missão internacional à África do Sul para debater o setor aquaviário. Representantes da Agência se encontraram com membros da Associação Mundial para a Infraestrutura de Transportes Aquaviários (PIANC) e participam do 35º Congresso Mundial da associação, que se estende até sexta-feira (30).

O diretor-geral da Agência, Eduardo Nery, e o diretor Wilson Lima Filho estiveram na missão e deliberaram acerca de diretrizes estratégicas da PIANC durante a reunião da assembleia geral e participaram de reuniões bilaterais com representantes da PIANC Bélgica e da PIANC China.

Esses encontros permitiram a ampliação do conhecimento dos projetos estratégicos da Bélgica e da China para o setor, permitindo um canal direto de troca de informações entre as instituições.

Além disso, os diretores se reuniram com o presidente mundial da associação e outros integrantes da PIANC para debater a intensificação da participação da ANTAQ nos trabalhos técnicos da Associação Mundial e a definição de estratégias para o fortalecimento da Seção Nacional da PIANC.

Na viagem, foi confirmada ainda a realização do evento PIANC AMÉRICAS no ano de 2026 no Brasil, evento que contará também com sessões dedicadas à pauta do PIANC COPEDEC, tradicional evento organizado pela instituição voltado para a discussão de soluções de engenharia portuária e costeira nos países em desenvolvimento.

Sobre o evento

O evento, que acontece a cada quatro anos, foi iniciado na segunda-feira (29) e se estende até sexta-feira, dia 3 de maio, em Cape Town, na África do Sul. Confira a programação neste link.

Nos dias 26 e 27 de abril aconteceu a assembleia geral da associação. Na ocasião, foram tomadas decisões estratégicas e institucionais para a associação. A assembleia é composta por delegações dos países membros.

A ANTAQ representa a PIANC no Brasil desde 2007, e nos últimos anos vem intensificando sua participação na instituição com o objetivo de ampliar a internacionalização do conhecimento técnico da Agência e de contribuir para que o Brasil possa participar de maneira mais ativa na elaboração desses relatórios.

Anterior Movimentação de cargas cresce nos aeroportos catarinenses
Próximo Wilson Sons faz docagem do navio gaseiro Forte de Copacabana, do armador Elcano, em seus estaleiros, no Guarujá (SP)