ANTAQ integra grupo de trabalho sobre adaptação de vias interiores aos impactos climáticos


A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) participa de um grupo de trabalho voltado à elaboração do Guia para Adaptação de Vias Interiores aos Impactos das Mudanças Climáticas. A ação tem como objetivo definir diretrizes e soluções para que as organizações de navegação se preparem para os efeitos das mudanças climáticas.

O guia buscará reunir as principais práticas e estratégias de adaptação, com foco na capacidade de resposta dos sistemas de navegação interior. A proposta é que essas medidas garantam a continuidade e segurança das operações, mesmo diante de fenômenos climáticos como secas ou inundações.

A ANTAQ desenvolve esse trabalho em parceria com a Associação Mundial de Infraestrutura de Transporte Aquaviário (PIANC). Durante o Encontro Nacional de Autoridades Portuárias e Hidroviárias (ENAPH), no Fórum Brasil Export, o diretor-geral, Eduardo Nery, destacou a relevância da cooperação internacional para a criação de soluções aplicáveis ao setor no Brasil.

Nery também esteve presente na abertura do evento e, nesta quinta-feira (10), participou do painel “Panorama das Concessões de Hidrovias”, onde apresentou o projeto de licitação da Hidrovia do Rio Madeira, alinhado às metas de modernização da infraestrutura hidroviária nacional.

Anterior Movimentação de açúcar e fertilizantes batem recorde em agosto deste ano
Próximo Criada no Brasil, associação internacional vai fortalecer a logística e a gestão entre portos mundiais