ANTAQ é reconhecida novamente por melhores práticas regulatórias


A Agência recebeu, nesta sexta-feira (1º), menção honrosa em premiação da FGV

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) recebeu, em cerimônia realizada nesta sexta-feira (1º), menção honrosa no Prêmio FGV Direito Rio de Melhores Práticas em Regulação 2024. 

O trabalho agraciado foi o “Mensuração da Efetividade dos Eventos de Participação Social da ANTAQ”, que trata da proposição de indicadores para medir a efetividade dos eventos de participação social nos termos e da Pesquisa de Satisfação dos Usuários dos Sistemas de Participação Social.

Estavam presentes para o recebimento do prêmio a diretora Flávia Takafashi, que relatou o processo da nova metodologia e o superintendente de Regulação da ANTAQ, José Renato Fialho.

Sobre o estudo

Com o projeto, que foi iniciado em 2020, foi criada uma metodologia e indicadores que mensuram a efetividade dos eventos de participação social. Essa avaliação faz parte do programa de Qualidade Regulatória da Agência, um tema de extrema importância para a ANTAQ.

O estudo garante mais maturidade regulatória, legitimidade das decisões que são tomadas e contribui para um ambiente regulatório mais aberto e responsivo às demandas sociais e econômicas.

Reconhecimento

Essa é a segunda vez no ano que a Agência é reconhecida pela sua excelência regulatória. Em julho, a ANTAQ recebeu, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), um selo ouro e dois selos prata na 2ª edição do Selo de Boas Práticas Regulatórias.

Anterior Maersk reporta resultados sólidos no terceiro trimestre de 2024, em todos os segmentos de negócio
Próximo Outubro registra o segundo melhor desempenho da série histórica na abertura de mercados