ANTAQ aprova estudo de acompanhamento de custos dos afretamentos de embarcações para navegação de apoio marítimo


A Agência Nacional dos Transportes Aquaviários (ANTAQ) aprovou, nesta quinta-feira (13), o estudo P14 – Acompanhamento dos custos suportados pelas empresas nacionais com relação ao uso de embarcações nacionais e estrangeiras afretadas para a navegação de apoio marítimo.

Os resultados dos estudos apontam que os preços brasileiros não se equiparam, por diversos fatores, aos praticados nos mercados internacionais. Por isso, a precificação no mercado interno de apoio marítimo deve considerar fatores próprios do setor.

“Esse estudo vem em um momento em que a Agência se debruça, tanto na agenda regulatória sobre as questões afetas às embarcações de apoio marítimo, mas também para respaldar as ações de política pública voltadas à reconstrução naval do país”, explicou a diretora Flávia Takafashi, relatora da matéria.

O levantamento, que faz parte da Agenda Plurianual de Estudos de 2021-2024, tem como objetivo aprimorar os processos decisórios e operacionais da ANTAQ produzindo evidências para maior assertividade e eficácia nas tomadas de decisões.

 

Anterior Confirmada tarifa zero para alimentos importados
Próximo SC exporta US$ 1,76 bilhão nos dois primeiros meses de 2025