Agro brasileiro depende de investimentos em logística para ampliar influencia na geopolítica mundial


O agronegócio brasileiro, carro-chefe da exportação brasileira, desperta para um futuro promissor no cenário internacional. Esse será o tema central do painel “O Impacto do AgroNegócio Brasileiro na Geopolítica e Logística Mundial”, que ocorrerá no dia 24 de julho, durante o Logistique Summit e a Feira Logistique 2024, em Balneário Camboriú (SC).

O painel reunirá pesos pesados do setor, como o ex-ministro da Agricultura e o presidente do Conselho de Administração da Aprobio, Francisco Turra; o presidente da Aurora Coop, Neivor Canton; e o presidente executivo da Coamo, Airton Galinari. O debate terá mediação do presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin. Juntos, eles debaterão os desafios e as oportunidades que o Brasil enfrenta para se consolidar como um dos principais players do cenário global.

Francisco Turra lembra que o País já se destaca como um dos principais fornecedores de alimentos para o mundo, exportando para mais de 160 países. Essa façanha é fruto de um solo fértil, clima favorável e práticas agrícolas cada vez mais sustentáveis. “O potencial do agronegócio brasileiro é enorme. Novos mercados estão esperando para serem conquistados”, afirma. Para alcançar esse objetivo, segundo Turra, o País precisa investir em infraestrutura logística eficiente, incluindo ferrovias, portos e rodovias.

Francisco Turra

Neivor Canton reforça a importância da logística para o sucesso do agronegócio brasileiro. “Precisamos de infraestrutura moderna e eficiente para reduzir custos e aumentar a competitividade dos nossos produtos no mercado internacional”, defende. Mais do que alimentar o mundo, o agronegócio brasileiro tem um papel fundamental na geopolítica. “Ao fornecer alimentos para outros países, contribuímos para a segurança alimentar global e para a estabilidade social”, diz Turra.

Sobre o Logistique

A Feira Logistique é um dos maiores e mais importantes eventos do setor logístico no Brasil, que reúne empresas, profissionais, entidades e autoridades do segmento. O evento tem como objetivo apresentar as novidades, as tendências e as soluções para os desafios logísticos dos principais setores que movimentam a economia nacional, como a indústria e o agronegócio.

A partir deste ano, a Feira Logistique passa a ter um novo posicionamento: conectar as principais cadeias e fluxos logísticos do Sul ao mercado global. Com isso, o evento expande o seu foco, abrangendo todas as interfaces da cadeia logística, transporte multimodal, comércio internacional, intralogística e supply chain. Ao ampliar o escopo, o evento oferece uma diversidade maior de soluções, atendendo as necessidades dos principais segmentos e possibilitando mais inovação e networking entre o setor.

Santa Catarina é um importante hub logístico, portuário e industrial do país, que movimenta grandes volumes de cargas, demandando por enorme volume de serviços e produtos logísticos

Mudança de local

A Feira Logistique e o Logistique Summit serão realizados em Balneário Camboriú, no estado de Santa Catarina, entre os dias 23 e 25 de julho de 2024. A escolha do local é para atender as necessidades de ampliação e nova estruturação do evento, que passa a contemplar de forma mais efetiva o setor logístico nacional. Além disso, Balneário Camboriú é uma cidade turística, que oferece uma excelente infraestrutura, comodidade e lazer para os visitantes do evento.

AGENDA

Logistique 2024 e Logistique Summit

Data: de 23 a 25 de julho

Local: Expocentro – Balneário Camboriú (SC)

Horário: 13h às 20h

Informações e inscrições: www.logistique.com.br

Anterior União entre produtores, exportadores e ApexBrasil colocou o Brasil na liderança mundial de exportação de algodão
Próximo Mapa reforça relações técnicas e comerciais com África do Sul e Etiópia