Agenda marítima, portuária e logística da região será discutida na AAPA LATAM PERU 2025


O evento mais importante do setor marítimo e portuário da América Latina acontece em Lima de 24 a 27 de junho com uma agenda focada no futuro, abordando os principais desafios tecnológicos e ambientais que o setor enfrenta.

A escolha do Peru como anfitrião do evento icônico para a indústria portuária latino-americana, a AAPA LATAM, não só destaca os passeios por dois de seus principais centros de infraestrutura, como o Porto de Callao e o vizinho novo Porto de Chancay, mas também uma incrível agenda de conferências que abrange desde as mais globais até as mais específicas, sempre de interesse dos stakeholders do setor que estarão presentes no evento em grande número. O evento contará com expositores renomados do mais alto calibre, além de empreendedores emergentes do setor.

O programa da conferência no Hotel Westin em Lima abrange desde uma análise das perspectivas da economia global e seu impacto na demanda do setor marítimo-portuário — um tema quente hoje, dados os novos desafios geopolíticos — até casos de sucesso em termos de sustentabilidade e descarbonização nas operações portuárias, passando pelos desafios em automação e tecnologia, incluindo a redefinição dos portos globais e casos de expansão dessa área na América Latina. As perspectivas para os principais geradores de carga e alianças de transporte emergentes, e inovação e resiliência para terminais de contêineres e granéis, bem como os desafios enfrentados pela indústria de cruzeiros e cidades portuárias na era da integração logística.

Especificamente, especialistas do setor e os principais participantes explorarão a emocionante agenda em painéis de destaque adaptados aos interesses dos participantes.

Por exemplo, ao analisar a atual situação econômica global e suas perspectivas, o painel de abertura se concentrará na direção do comércio internacional, nos desafios geopolíticos e seu impacto nos acordos bilaterais e multilaterais, e na nova dinâmica das rotas de transporte marítimo e portuário e na intralogística. Mais adiante na pauta, sobre expansão portuária na América Latina, lideranças do setor analisarão projetos que abordem os desafios da inovação tecnológica e da sustentabilidade diante do novo contexto global. Também haverá um espaço dedicado para histórias de sucesso relacionadas a terminais automatizados, uso de IA e outras inovações, permitindo que os portos permaneçam competitivos diante da demanda de carga e transporte. Outro painel também explorará novos padrões de necessidades logísticas dos transportadores. Também serão analisados ​​os avanços em sustentabilidade e descarbonização, bem como a forma como os portos estão se adaptando às crescentes demandas regulatórias e reduções de emissões, bem como o uso de eletricidade na transição energética nos terminais e nos processos logísticos, respondendo ao desafio de equilibrar lucratividade operacional e responsabilidade ambiental.

Além disso, haverá espaço para análises de especialistas sobre alianças globais de transporte marítimo e seu impacto nas rotas de transporte marítimo e portos da América Latina; bem como um espaço de debate responsável sobre uma questão muito complexa: a resposta dos portos, terminais e segurança à incursão das redes de narcotráfico no comércio internacional.

Além disso, painéis dedicados com executivos de alto nível analisarão como os terminais de contêineres e granéis estão respondendo aos desafios de automação, digitalização e sustentabilidade, ao mesmo tempo em que abordam questões como segurança cibernética, rastreabilidade e congestionamento. Também como os portos podem se tornar centros inteligentes e ágeis que respondam às demandas do comércio internacional; com casos práticos onde os portos buscam melhorar sua produtividade, reduzir custos e garantir sua relevância em um comércio cada vez mais exigente.

Por fim, haverá um painel dedicado à indústria de cruzeiros, incluindo as novas demandas das empresas de cruzeiros e as respostas dos portos para serem eficientes e permanecerem competitivos em suas rotas; bem como um painel com uma análise renovada da relação cidade-porto; com exemplos de inovação para facilitar maior integração logística, reduzir impactos ambientais negativos e incorporar tecnologia para melhor planejamento público-privado com impacto positivo nas comunidades da região.

Separadamente, um evento especial contará com a apresentação dos prêmios AAPA e AAPA-CIP OAS Legacy Awards para reconhecer a excelência e destacar iniciativas que transformam o setor marítimo-portuário, especialmente aquelas que deixaram uma marca significativa na região, impulsionando o crescimento do setor, a inovação, a sustentabilidade, o desenvolvimento do capital humano e a colaboração nos portos latino-americanos.

É assim que está se configurando o espaço ideal para informações em primeira mão sobre os acontecimentos e tendências atuais nos mercados portuário, marítimo e de comércio internacional da região. As conferências de alto nível, juntamente com a mostra de empresas expositoras e visitas técnicas a Callao e Chancay, formam um trio inédito e notável que fará da AAPA LATAM Lima um farol, atraindo centenas de visitantes, desta vez ao coração das rotas marítimas da Costa Oeste do Pacífico.

Mais informações: www.aapalatam.org/congress

 

Anterior Reformas e investimentos no Peru abrem caminho para o Congresso AAPA LATAM 2025
Próximo Terminal de Vila Velha recebe operação inédita no Espírito Santo com importação de veículos da Volkswagen