Em uma iniciativa voltada à modernização e à eficiência logística no segmento de carga viva, a Sagres Operações Portuárias implementou, durante sua mais recente operação no Porto de Rio Grande, o uso de um novo equipamento desenvolvido, especialmente, para otimizar o processo de embarque de animais vivos.
O equipamento — um brete de contenção e condução — foi projetado com foco na melhoria do fluxo durante o embarque da carga. Trata-se de uma estrutura robusta, adaptada para o deslocamento ordenado de bovinos, suínos ou ovinos, conduzindo-os até os veículos de transporte ou diretamente aos navios, conforme a dinâmica logística estabelecida.
O equipamento utilizado para descarregar os animais dos caminhões para a rampa de embarque do navio tem entre os principais diferenciais, uma menor distância a ser percorrida pelos animais e um trajeto em linha reta, visto que o equipamento possui um número reduzido de angulações ao longo do trajeto, sem desníveis ou rampas. Estas modificações minimizam o esforço físico exigido, favorecendo o desempenho da operação.
O primeiro teste com o equipamento foi realizado no início de abril, durante a operação de embarque do navio Ocean Drover, na qual foram carregadas mais de 21 mil cabeças de gado.
Após o teste, em uma nova operação, realizada entre os dias 17 e 19 de abril, o novo sistema já está em pleno funcionamento, tendo registrado o embarque de 8.215 bovinos. Com sua implementação bem-sucedida, a estrutura passará a ser empregada de forma permanente nas futuras operações de carga viva no ERG.