Depois de rodada de negócios no México, Brasil se aproxima do mercado norte-americano de infraestrutura de transportes


O Roadshow Brasil 2025 – Missão México encerrou as atividades na sexta-feira (11), na Cidade do México, após dois dias de reuniões estratégicas com grandes empresas mexicanas do setor de infraestrutura rodoviária. As reuniões, assim como a rodada de apresentações a grandes players na quarta-feira (9), o primeiro dia da Missão México, fortaleceram a relação bilateral entre Brasil e o país norte-americano.

A convite do governo do México, a comitiva brasileira apresentou um robusto portfólio de concessões de rodovias, tido como a maior carteira de concessões rodoviárias do mundo, como destacou o secretário-executivo do Ministério, George Santoro.

“O Brasil nunca tinha vindo aqui apresentar uma carteira de projetos. Tivemos uma receptividade muito boa de investidores e operadores mexicanos. São grupos muito grandes, que atuam há bastante tempo em toda a América Latina e, inclusive, nos Estados Unidos. Têm experiência em obras de infraestrutura de grande porte e capacidade econômica. Buscam novos projetos, e já começaram a estudar nosso portfólio, olhar com atenção e buscar parcerias com empresas brasileiras”, adiantou Santoro.

“A carteira do Ministério dos Transportes é bastante arrojada. Esperamos bater o martelo em algum leilão no Brasil em breve”, afirmou o diretor-executivo de Desenvolvimento de Negócios da Hermes Infraestructura, Michel Rodríguez

Para 2025, o pipeline do Ministério dos Transportes prevê R$ 161 bilhões em investimentos e 8.449 quilômetros de novas concessões em 15 leilões de concessões de rodovias à iniciativa privada. Para 2026, a carteira esperada é de mais de 20 projetos de concessões rodoviárias.

Reuniões bilaterais

Seis reuniões bilaterais com empresas de grande porte foram realizadas na Missão México com o objetivo de estreitar oportunidades de investimento no setor rodoviário brasileiro. Conheça um pouco mais sobre o perfil de cada uma delas:

Hermes Infraestructura – Parte de um conglomerado com raízes em 1952, a Hermes Infraestructura surgiu em 1997 com foco em construção. Com um portfólio que abrange rodovias, aeroportos e portos, a empresa demonstra diversidade de investimentos em infraestrutura de transportes. A Hermes Infraestructura possui a escala e a experiência para gerenciar projetos complexos e de grande porte, com atuação internacional na Colômbia (terminal aeroportuário) e no Peru (concessões rodoviárias).

Grupo INDI – Com mais de quatro décadas de atuação, o Grupo INDI se estabeleceu como um player flexível e adaptável no setor mexicano de construção e engenharia. Fundado em 1977, a empresa demonstra vasta experiência em projetos de infraestrutura, incluindo concessões de transporte urbano e obras marítimas e rodoviárias. O Grupo INDI tem participado ativamente de projetos prioritários no México, como o Trem Maia e o quebra-mar em Salina Cruz.

Marhnos – Fundada em 1954, a Marhnos carrega uma rica história de atuação nos setores de construção e desenvolvimento imobiliário. A empresa expandiu seu alcance para além da construção tradicional, englobando concessões de hospitais e rodovias. Com mais de três mil quilômetros de rodovias construídas e reabilitadas, a Marhnos demonstra expertise consolidada no setor rodoviário, incluindo a prestação de serviços de reabilitação, manutenção e operação para outras concessionárias.

Grupo HYCSA – Com 28 anos de experiência, o Grupo HYCSA se especializou na construção de infraestrutura terrestre, como rodovias, pontes e túneis, além de atuar em manutenção e operação. A empresa também diversificou sua atuação para outros setores, como energia, portuário e aeroportuário. O Grupo HYCSA demonstra solidez financeira e um robusto pipeline de projetos, e tem presença internacional em países como Colômbia, Panamá e Paraguai.

“Estamos estudando várias oportunidades fora do México e os projetos apresentados aqui nos interessam muito”, afirmou o diretor de Desenvolvimento de Projetos Greenfield (Fondo EXI) da Quantum, Carlos Gómez

Quantum – Pertencente ao fundo Mexico Infrastructure Partners (MIP), a Quantum foi fundada em 2012, com foco estratégico em gestão, operação e manutenção de rodovias consideradas cruciais. O portfólio abrange mais de 500 quilômetros de estradas, incluindo concessões de relevância como a Autopista Río Verde – Ciudad Valles e a Autopista del Mayab, essencial para o turismo na Península de Yucatán.

Fondo Capital Infrastructure (FCI) – Com oito anos de atuação, o Fondo Capital Infrastructure (FCI) é especializado em infraestrutura e marca presença nos âmbitos federal, estadual e municipal no México. Apoiado por uma equipe com mais de três décadas de experiência no setor, o FCI demonstra compromisso com o desenvolvimento por meio de investimentos estratégicos em projetos de infraestrutura e foco em investimentos de longo prazo.

Capital estrangeiro e otimização de contratos

A chegada de novos players internacionais ao portfólio nacional está em sintonia com a estratégia governamental de atrair capital para modernizar a infraestrutura rodoviária do país, particularmente em eixos logísticos fundamentais.

Um caso recente é o da francesa VINCI Highways, que venceu o leilão da Rota dos Cristais, um trecho de 594 quilômetros da BR-040, entre Belo Horizonte (MG) e Cristalina (GO). A concessionária Via Cristais, empresa da VINCI Highways, administra o trecho por 30 anos, com investimentos de R$ 12 bilhões e capacidade para beneficiar mais de 4,2 milhões de pessoas, com melhorias na segurança viária e descontos para usuários frequentes.

A conquista da Vinci Highways reforça o apetite de investidores estrangeiros pelo setor de infraestrutura de transportes brasileiro. Entre as vantagens dos projetos brasileiros, destacam-se a segurança jurídica, previsibilidade regulatória e rentabilidade.

“Precisamos apresentar ao mundo essa oportunidade de trazer novos atores para o mercado brasileiro e aumentar a competitividade dos leilões”, destacou Santoro

Outro ponto que chamou a atenção na Missão México foi o Programa de Otimização de Contratos de Concessão, que busca equilibrar as concessões, modernizando contratos antigos e ajustando-os às novas realidades técnicas, econômicas e de segurança viária. Desenvolvido pelo Ministério dos Transportes e o Tribunal de Contas da União (TCU), o programa foi detalhado no primeiro dia de roadshow.

Próximos roadshows

O Ministério dos Transportes manterá uma agenda internacional intensa este ano, com rodadas de apresentações programadas para a França, Emirados Árabes, Singapura e China. Antes do México, já foram realizados roadshows em Portugal, Espanha, Estados Unidos, Espanha e Inglaterra.

Participaram da Missão México, liderada pelo Ministério dos Transportes, a secretária Nacional de Transporte Rodoviário, Viviane Esse, o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Sampaio, o diretor-presidente da Infra S.A., Jorge Bastos, a chefe de Departamento de Infraestrutura e Concessões Rodoviárias do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Nathalia Saad, e o diretor-presidente da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), Marco Aurélio de Barcelos Silva.

Foto: Thiago Tarelli/Ministério dos Transportes

 

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