Manual com cálculo dos indicadores do Estatístico Aquaviário está disponível no site da ANTAQ


A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) disponibilizou em seu site o manual Metodologia de Cálculo dos Indicadores do Estatístico Aquaviário, documento voltado à consulta pública e ao uso técnico por agentes do setor.

O material pode ser utilizado por universidades, órgãos públicos e pela própria ANTAQ em processos de licitação de concessões, além de auxiliar na construção e no cálculo de indicadores operacionais dos portos.

De forma detalhada e com exemplos didáticos, o manual apresenta a metodologia para cálculo dos principais indicadores disponíveis no Painel Estatístico Aquaviário, que permite visualizações por tipo de operação, perfil de carga, instalação portuária, entre outros filtros.

“O Painel Estatístico Aquaviário apresenta, além de dados sobre movimentação e transporte de cargas, o cálculo de diversos indicadores muito conhecidos no setor. O manual Metodologia de Cálculo dos Indicadores do Estatístico Aquaviário tem como objetivo orientar o setor regulado e a sociedade em geral sobre como realizar esses cálculos, com exemplos práticos e explicações acessíveis”, destacou o gerente substituto de Estatística e Avaliação de Desempenho, Leopoldo Kirchner.

Alinhado ao compromisso da Agência com a transparência, o manual foi desenvolvido para facilitar o uso e ampliar o entendimento sobre os dados apresentados no Painel, tornando a ferramenta ainda mais acessível.

Atualmente, o Brasil é o único país que realiza a divulgação mensal da movimentação de cargas de todas as suas instalações portuárias, com uma média de apenas 45 dias entre o encerramento do mês de referência e a publicação dos dados.

Anterior ANTAQ aprova fiscalização temática sobre desempenho das autoridades portuárias
Próximo Depois de rodada de negócios no México, Brasil se aproxima do mercado norte-americano de infraestrutura de transportes