Portos RS e Antaq realizam agenda institucional para fortalecimento da gestão portuária no Rio Grande do Sul


Entre os dias 13 e 15 de janeiro de 2025, a Portos RS e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) conduziram uma agenda institucional com foco no fortalecimento da gestão portuária no estado. O encontro, realizado em Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande, reuniu lideranças e equipes técnicas para alinhar estratégias e discutir ações de modernização.

Na segunda-feira (13), os servidores da ANTAQ, Alexandre Palmieri Florambel, Superintendente de Fiscalização e Coordenação das Unidades Regionais; Flávia Mendonça de Araújo, Gerente de Coordenação das Unidades Regionais; e Frederico Rodrigues Rossi, Chefe da Unidade Regional de Porto Alegre, foram recebidos pelo Presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, e demais gestores. A reunião abordou temas como arrendamentos portuários, melhorias em infraestrutura e rotinas de fiscalização, além de apresentações institucionais sobre projetos em andamento.

No segundo dia, a comitiva visitou o Porto do Rio Grande, onde foi recebida pelos diretores Henrique Ilha e Romildo Bondan, além de Matheus Evangelho, Gerente de Estratégia Operacional. Durante a visita, foram apresentados avanços em obras de qualificação do Cais Público, adequações em infraestrutura elétrica e o novo portão de acesso, já operacional. A inspeção incluiu também visitas ao Superporto e à Praticagem de Rio Grande, focando em áreas arrendadas e rotinas operacionais.

Durante a manhã do terceiro dia, a agenda incluiu uma visita ao Tecon Rio Grande, onde a comitiva teve a oportunidade de conhecer as instalações operacionais, os projetos de modernização em andamento e as novas perspectivas para o terminal arrendado. Na sequência, foi realizada uma inspeção no Cais Multipropósito (RIG-19), uma área estratégica para as operações logísticas na região, destacada por sua importância na cadeia de suprimentos.

Ainda no mesmo dia, o grupo seguiu para o terminal arrendado à CMPC no Porto de Pelotas, onde foram apresentadas as estruturas existentes e as rotinas operacionais do terminal, com foco na movimentação de toras de madeira, um componente essencial para a atividade portuária na cidade.

Segundo Cristiano Klinger, presidente da Portos RS, a parceria com a ANTAQ reforça a integração entre órgãos reguladores e a autoridade portuária, um passo essencial para ampliar a eficiência e modernização dos portos do estado. “Nosso compromisso é aprimorar a infraestrutura e as operações, fortalecendo o papel dos portos na economia local e nacional”, afirmou.

Essa iniciativa evidencia o empenho conjunto em criar um ambiente portuário mais eficiente, seguro e alinhado às demandas do mercado, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do Rio Grande do Sul e do Brasil.

Texto: Assessoria de comunicação Portos RS

Jornalista responsável: Analu Ribeiro

Fotos: Divulgação/Portos RS

 

Anterior Porto do Pecém registra recorde histórico na movimentação de rochas ornamentais pela Tecer Terminais
Próximo Viracopos tem melhor dezembro da história com 1,13 milhão de passageiros e mira novas rotas em 2025