A APM Terminals Suape anunciou o avanço em mais uma etapa na construção do Terminal de Uso Privado (TUP) no Porto de Suape. A pedra fundamental do empreendimento, com investimentos de R$ 1,6 bilhão, foi lançada há pouco menos de dois meses, no dia 22 de novembro de 2024.
Com 50 hectares de área, o terminal será o primeiro 100% eletrificado da América Latina. A empresa, que já opera 14 terminais em 8 países do continente americano, faz parte do grupo A.P. Moller-Maersk, uma das maiores operadoras de carga conteinerizada do mundo.
O consórcio HTB/Piatec será responsável pelo design e construção do novo cais para atracação de navios. Além disso, a empresa instalará trilhos para guindastes STS, defensas marítimas, pavimentação de alta resistência e provisão de energia em terra.
Já a construção do pátio de contêineres será realizada pela empresa Consag. Em novembro de 2024, foi realizada a cravação da primeira estaca no cais, marcando o início efetivo das obras.
A APM Terminals opera uma das redes portuárias mais abrangentes do mundo, auxiliando os seus clientes a expandirem os negócios e a obterem maior eficiência, flexibilidade e confiabilidade na cadeia de suprimentos.
Na região das Américas, a APM Terminals opera 14 terminais em 8 países e faz parte do Grupo A.P. Moller-Maersk, que atua em mais de 130 países e emprega mais de 110 mil pessoas, em todo o mundo.