Porto de São Sebastião, mais uma vez, marca a história com operação em navio veleiro
Carga deixa o Brasil com destino à França em cargueiro sustentável
Aproximadamente 600 toneladas de café orgânico e cacau, produzidos em São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais e Pará, estão sendo embarcados no Porto de São Sebastião, no Litoral Norte Paulista, pela Seaforte, operador portuário especializado em cargas customizadas, do grupo paranaense FTSpar.
O produto, que é 100% de forma sustentável, será exportado sem causar grandes impactos ao meio ambiente. Para isso, foi escolhido um navio veleiro, com zero emissão de carbono e que não polui o oceano. A embarcação, que tem 81 metros de comprimento e 12 metros de largura, deixa o Brasil nesta semana e segue para o Porto de Le Havre, na França, em uma viagem de 20 dias.
“Quando iniciamos o processo de exportação, a empresa logo entendeu a importância de utilizar uma embarcação que segue tudo aquilo que acreditamos, pois cada um é importante para que a mudança ambiental ocorra e 10 anos, como se prevê, passa rápido”, avalia Marcos Croce, produtor do café transportado.
A operação é feita pela Seaforte, empresa do grupo FTSpar, especializada em logística portuária de carga e descarga de navios. Para o diretor de logística da FTS, Rafael Moura, a ação é emblemática e histórica para todos os envolvidos, além de representar um passo importante para o setor logístico brasileiro e mundial.
“Falamos de uma carga especial que é o café brasileiro e, também, o nosso cacau 100% rastreável, tudo dentro de uma cadeia sustentável, desde o plantio, cultivo e a colheita, até este momento em que essa carga especial seguirá seu destino a Europa, em um transporte marítimo único, que oferece a redução da emissão de gases poluentes”, explica Moura.