Mapa promove suco de uva brasileiro durante o centenário da OIV e no 45º Congresso Mundial da Vinha e do Vinho


O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o CONSEVITIS, realizou um evento técnico nesta semana no âmbito das celebrações do centenário da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e do 45º Congresso Mundial da Vinha e do Vinho.

O evento ocorreu no Palais des Congrès, em Dijon, na França, e teve como foco a promoção da imagem do suco de uva brasileiro junto a representantes técnicos e delegados de países membros, que exercem influência direta sobre a regulação dos mercados de suco de uva, um setor de crescente relevância comercial para o Brasil.

A programação incluiu uma apresentação sobre a produção de suco de uva no Brasil, destacando as diferenças entre os sucos produzidos a partir de diferentes espécies e variedades de uva, com ênfase no impacto das condições de solo e clima brasileiros sobre os níveis de açúcar e acidez do produto. Além disso, foram compartilhadas informações sobre as variedades de uvas mais utilizadas no país, as principais regiões produtoras, aspectos genéticos (como uvas híbridas) e os pilares de sustentabilidade que sustentam o setor, incluindo o modelo cooperativo de produção.

O evento, que reuniu 50 especialistas de 17 países, também contou com uma degustação guiada, demonstrando o impacto do teor de sólidos solúveis no equilíbrio entre acidez e açúcar no suco de uva. O objetivo principal foi apresentar as características únicas do suco de uva brasileiro e os esforços liderados pela delegação brasileira na OIV e no Codex Alimentarius para ampliar a aceitação dos parâmetros internacionais de identidade do produto.

De acordo com a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, a mudança no padrão internacional traria benefícios significativos para o Brasil, facilitando o acesso do suco de uva brasileiro ao mercado global. Além disso, a iniciativa reforça o compromisso do Mapa com a expansão das exportações de produtos agrícolas brasileiros e o fortalecimento da posição do país nos fóruns internacionais de regulação.

 

Anterior Porto de Santos bate novo recorde na movimentação de contêineres
Próximo Gecex promove alterações tarifárias e aplicação de medidas antidumping