A Secretaria Nacional de Portos (SNP), do Ministério de Portos e Aeroportos, realizou, nesta quinta-feira (10), o Webinar Internacional Projetos Magpie+Pioneers. O evento acontece como a segunda ação da Agenda 2030 Portuária: inovação e sustentabilidade nos portos brasileiros, com a apresentação das experiências inovadoras e sustentáveis dos portos europeus de Antuerpia (Bélgica) e de Roterdã (Holanda).
De acordo com a Coordenadora-Geral de Delegações e Convênios da Secretaria Nacional de Portos, Flavia Nico, o webinar buscou mostrar para o setor portuário brasileiro iniciativas de sustentabilidade e de inovação europeias associadas à mudança do clima. “Em resumo, é uma iniciativa de benchmark internacional para conhecermos o que que está sendo feito lá fora e usarmos essas experiências como estímulos para pensarmos nossas ações de sustentabilidade e inovação”, disse.
Flavia explica que o Agenda 2030 Portuária é um projeto de fomento às iniciativas de sustentabilidade e inovação pelo setor portuário brasileiro. “O projeto tem esse nome, Agenda 2030 Portuária, porque assim direcionamos os portos a associarem suas ações de sustentabilidade e inovação aos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Agenda 2030 da ONU”, enfatizou.
O Agenda 2030 Portuária está sendo coconstruído pela comunidade portuária brasileira e conta com as parcerias das associações ATP, ABTP, ABEPH e FENOP. Acontece como parte de um Acordo de Cooperação entre o Ministério de Portos e Aeroportos e a Associação Internacional de Cidades Portuárias (AIVP), uma associação francesa que atua na melhor integração entre portos e cidades portuárias.
Engajamento ativo
O projeto Agenda 2030 Portuária é uma construção coletiva, liderado pela Secretaria Nacional de Portos (SNP), em parceria internacional com a Associação Internacional de Cidade e Portos (AIVP), em parceria nacional com a Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), Associação Brasileira de Entidades Portuárias e Hidroviárias (Abeph), Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP) e Federação Nacional das Operações Portuárias (Fenop), e implementado pelos próprios portos.
O Agenda 2030 Portuária quer trilhar o caminho para uma agenda mais sustentável nos portos brasileiros, começando pela conscientização de todo o setor portuário. Para tanto, fomenta a troca de experiências e boas práticas, promove o intercâmbio de conhecimentos de vários representantes das comunidades portuárias nacional e internacional.
Como é construída de forma colaborativa, motiva o engajamento ativo, tendo a comunidade portuária como parte fundamental e implementando ações concretas associadas às metas do Agenda 2030 que serão compartilhadas na COP 30, em 2025 (em Belém-PA).
O projeto é uma política com objetivo de levar os portos brasileiros para mostrarem internacionalmente suas iniciativas, divulgando para o mundo boas práticas, buscando conquistar o reconhecimento de que nossos portos estão aproveitando das novas tecnologias para portos mais sustentáveis.
Cronograma
O projeto não tem uma agenda fechada e novas atividades vão surgindo a partir das parcerias formadas. Em 2024, aconteceu o Workshop Boas Práticas em Sustentabilidade nos Portos, no dia 4 de setembro, em Brasília; o Webinar Internacional Projetos Magpie+Pioneers, no dia 10 de outubro; e está em organização a Comitiva Brasileira da Missão Internacional para a 19ª Conferência Mundial da AIVP, de 26 a 30 de novembro, em Lisboa (Portugal). Para 2025, estão sendo organizadas mais ações visando apresentar as iniciativas do setor portuário na COP-30.
A Missão Internacional para a 19ª Conferência Mundial da AIVP é aberta a todos os interessados da comunidade portuária. Quem quiser participar da Comitiva Brasileira ou ter mais informações poderá enviar email para <cgdc.dgmp@mpor.gov.br> .